Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

A preocupação com o meio ambiente sempre norteou as ações na Rede P. B. Lopes. As condutas sustentáveis estão presentes desde o início de nossas atividades, com atenção especial para os resíduos e os produtos recicláveis. A gestão desses materiais abrange todo o ciclo que vai desde a coleta, armazenamento e o transporte até a destinação final. Nosso objetivo é reduzir ao máximo o impacto causado pelo trabalho realizado, principalmente, nas oficinas mecânicas.

O primeiro semestre de 2023 fechou com novidades, encontros e boas expectativas. Seguindo a estratégia de lançamento da linha Euro 6, a Scania apresentou a nova gama Plus com vendas já ativas. Além disso, a Scania lançou outra novidade, os Serviços Scania PRO, em substituição ao consagrado Programa de Manutenção Scania (PMS), que vão englobar todas as soluções de serviços.

Assim como o CEO da Scania do Brasil, Simone Montagna, também nós acreditamos em um cenário promissor para o segundo semestre. Acreditamos que o mercado está melhorando, reagindo e indicando boas perspectivas.

Nesta edição, além destes assuntos, vamos mostrar o trabalho das Reformadoras P. B. Lopes que conquistaram o mercado graças à excelente entrega e altos índices de aprovação; o sucesso da Campanha de Vendas Superação, que na última edição distribuiu mais de R$ 200 mil entre nossos colaboradores em prêmios e dinheiro; e a crônica do Seu Pedro, com a curiosa história da venda de 53 caminhões e 120 semirreboques para a Usina Central do Paraná.

Para fechar, tem dicas legais e uma receita deliciosa de canjica, testada e aprovada, que certamente vai conquistar o seu paladar.

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

AGRADECIDO

“Estou muito agradecido pela oportunidade da entrevista*. Gostei tanto que fiz um quadro e pendurei lá em casa. Ficou muito bonito mesmo!"
*O motorista foi personagem da série “Ser Caminhoneiro”, produzida para as Redes Sociais da P. B. Lopes.
CARLOS ROBERTO VIEIRA
Motorista da Usina São Luiz, Ourinhos (SP)

PROPÓSITO
“Parabéns pela edição. Temas bem relevantes e convergindo para o nosso propósito.”
PIETRO NISTICO NETO
Gerente de Desenvolvimento da Rede Scania, São Bernardo do Campo (SP)

PARABÉNS
“Parabéns, mais uma vez pela revista!”
ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS
Leal Master (fornecedor P. B. Lopes), Londrina (PR)

CATIVA O LEITOR
“Cada vez melhor e sempre com excelente conteúdo! Sem falar na redação objetiva, que cativa o leitor, pela sabedoria da linguagem simples e envolvente.”
LEILA GIGLIO
Empresária, Londrina (PR)

BELEZA
“Obrigada por mais essa linda edição e principalmente pelo cuidado e preservação da natureza. Beleza, economia, respeito, valorização dos colaboradores e principalmente amor embutido em cada motor montado.”
LENINHA BAUAB
Empresária aposentada, Londrina (PR)

ORGULHO
“Sempre entusiasmada com tudo que se relaciona à empresa! Pedro e Cristina devem estar felizes com seu trabalho!”
NEUZA URQUIZA
Amiga da Família Lopes, Londrina (PR)

DELEITE
“Uma leitura dinâmica, deliciosa... adorei. A preocupação com o meio ambiente. Que lindo o Projeto Ipê Amarelo! O respeito, valorização e reconhecimento que vocês têm com seus colaboradores é realmente admirável. No meio de tantas notícias tristes e terríveis que recebemos diariamente, a leitura de sua revista é realmente é deleite. Faz muito bem pra gente.”
DENISE SOUZA
Economista, São Paulo (SP)

VALDUIR E CLÁUDIO
A Rede P. B. Lopes presta homenagem ao publicitário Valduir Pagani, que faleceu no mês de fevereiro, aos 77 anos, em Londrina (PR). Referência no mercado publicitário, fundou a Engenho Propaganda em 1973 e, entre tantos clientes, cuidava da publicidade da P. B. Lopes.
“Ele era leitor da Revista PBNews e um profissional com quem tivemos uma parceria por muitos anos. A logomarca da PB foi desenvolvida pela Engenho, a partir de um esboço criado pelo meu irmão Rodrigo”, conta Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes.

Expert em boa comida
Também neste ano, quem partiu antes da hora foi o chef Claudio Dainez, no dia 23 de maio aos 61 anos. Muito amigo da Família Lopes, fará falta com suas receitas, sua doçura e boa presença.

Julho Verde é uma campanha criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta com o apoio da Organização Mundial da Saúde, e coincide com o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 de julho.

A campanha vem ganhando destaque a cada ano para difundir informações sobre a doença, para conscientizar cada vez mais pessoas para uma rotina preventiva, destinada ao diagnóstico precoce do câncer — condição que pode fazer a diferença no sucesso do tratamento. O câncer de cabeça e pescoço, quando somados todos os tipos da doença, configura o segundo mais incidente no Brasil, de acordo com os números do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS

ESPECIAL – SOCIOAMBIENTAL

As ações sustentáveis adotadas pela Rede P. B. Lopes contribuem positivamente para a redução dos níveis de poluição ambiental;

Nesta edição, vamos mostrar como é feita a triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis.

cuidado com o meio ambiente pode ocorrer a partir de ações grandiosas, ou através de pequenas atitudes. Melhorar o mundo em que vivemos é uma tarefa de todos nós – pessoas, empresas, governos e entidades. é o esforço diário em fazer o certo, para que a diferença se revele quando olhamos o todo

Na Rede P. B. Lopes, as ações sustentáveis estão presentes desde o início das atividades: “No tempo do meu pai, por exemplo, ele implementou nas oficinas a colocação de lonas embaixo dos caminhões, não somente por uma questão estÉtica, mas como uma proteção do piso. Hoje, esta é uma conduta adotada nas oficinas de uma forma geral”, conta a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Para a gestão de resíduos, a Rede P. B. Lopes adotou um conjunto de ações adequadas abrangendo todas as etapas: coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final. O foco é reduzir o impacto causado especialmente pelo trabalho realizado nas oficinas mecânicas.  

O empenho em fazer o certo pode ser visto no dia a dia em todas as filiais da concessionária. Além das Estações de Tratamento de Efluentes (matéria de capa da 41ª edição), todo material que teve contato com Óleo ou graxa, como estopa (wiper), EPIs, borrachinhas, anéis de vedação, latinhas, etc. têm a destinação correta.


PARA O ATERRO INDUSTRIAL

Nas oficinas mecânicas, a tarefa diária de lavagem de peças produz um lodo resultado da mistura do barro com Óleo e graxa, que se acumula nas caixas separadoras. Esse material é enviado ao aterro industrial controlado. Outro setor da oficina que gera resíduos é a cabine de pintura, que utiliza componentes químicos como tinta, pó, solventes entre outros. São produtos que também seguem para aterro industrial.


PARA A RECICLAGEM

Na Rede P. B. Lopes, todas as embalagens vazias tem o destino final ambientalmente corretoOs pallets de madeira, plásticos, papelão, vidro ou qualquer outro material que possa ser reciclado é separado e enviado para as cooperativas de reciclagem em cada unidade.

O mesmo ocorre com as peças Scania que já cumpriram sua função e não podem mais ser reutilizadas. Essas peças são escrapeadas ou inutilizadas com o uso de um maçarico, para que não tenham mais condição de retornar ao mercado. Depois disso, seguem para a reciclagem.

Pallets de madeira separados para reciclagem


DE VOLTA À SCANIA

Buscando o bom fluxo logístico, foi feita uma alteração na embalagem das peças que vem da Scania para a concessionária. Antes, as peças vinham em caixas de pinus ou papelão, mas agora são transportadas em grandes caixasde madeira desmontáveis que, após esvaziadas, retornam ao Centro de Distribuição da Scania para serem reutilizadas.

Essa atitude reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas. “É um ciclo que se fecha e é uma visão da Scania, que começa também a apostar em peças remanufaturadas, com preço mais competitivo, garantia de fábrica e que certamente o mercado absorverá. é uma forma muito interessante de trabalhar a economia circular”, avalia a Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Caixas de madeira desmontáveis que retornam ao Centro de Distribuição da Scania para serem reutilizadas


GESTÃO DO TEMPO

No decorrer de sua trajetória, a Rede P. B. Lopes sempre adotou ações sustentáveis, como a gestão adequada dos resíduos. é uma iniciativa que vem desde o tempo de Seu Pedro, o fundador da empresa. 

Outra ferramenta de administração que merece a mesma atenção é a gestão do tempo dos colaboradores para a realização das atividades. Estabelecer metas e estratégias para alcançar os objetivos propostos no prazo determinado merece uma reflexão:

“É preciso pensar sobre a “correta destinação” das empresas em relação à otimização dos processos, das tarefas, no aproveitamento mais eficiente do tempo e do talento  de nossos recursos humanos. Nosso maior patrimônio são as pessoas e todas têm capacidades que não podem ser desperdiçadas. Quanto melhor aplicarmos nesse capital , melhor concluiremos o ciclo virtuoso do trabalho”, finaliza Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes.

ENTREVISTA

O CEO da Scania do Brasil, Simone Montagna, esteve em Maringá (PR) no final do mês de maio para um encontro com executivos do G10 Transportes, Scania e Rede P. B. Lopes. Montagna concedeu entrevista à Revista PBNews e falou com otimismo sobre o ano de 2023. Confira!

Relacionamento com os clientes

“No Brasil, a relação com o cliente vem em primeiro lugar e a mentalidade da Scania é dar muita atenção ao cliente, entender as necessidades dele, como trabalham com nossos produtos e como nós podemos ajudar neste ambiente. Precisamos entender o cliente, a organização e o funcionamento dos negócios. Queremos fazer o melhor por ele e só assim entregaremos um resultado positivo.”

Família Scania

“A Scania é uma empresa que cuida demais dos funcionários, das famílias, está sempre junto para buscar uma solução. é um diferencial muito importante. Os eventos sociais com clientes são ações de aproximação que dialogam muito com a mentalidade da Scania. Temos esta relação próxima com os funcionários e com os clientes. Temos um carinho grande por eventos e querendo participar. Não dá para ir a todos, mas a intenção é estar presente, estar junto nos negócios e na vida.”

Desafios para 2023

“Tivemos muitas novidades neste início de ano, com as eleições, juros elevados e as novidades com a introdução do Euro 6. Foram muitas novidades e naturalmente o tempo de espera por parte da economia foi dentro do esperado. Temos que ir em frente, investir. O mercado está começando a reagir, está melhorando e indicando boas perspectivas para o segundo semestre. Para os clientes, a mensagem é acreditar no Brasil, um grande país que encontra solução para crescer. Vamos continuar a trabalhar e seguir nosso rumo na estrada.”

PRODUTOS - SCANIA

Linha é formada por veículos Euro 6 com potências de 450cv e 540cv

Seguindo a estratégia de lançamento da linha Euro 6, a Scania anuncia a segunda etapa com a apresentação da nova gama Plus, com vendas já ativasVoltam as potências mais vendidas da fabricante na geração Euro 5, agora com os propulsores Euro 6 e pacotes completos. São três novos modelos: R 450 4x2, R 450 6x2 e R 540 6x4. 

“A gama Plus chega para complementar o mix rodoviário. O topo de linha continua sendo o Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior. E mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos mais de 4 mil unidades Super e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. 

“A gama Plus atende a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super, com um custo de aquisição mais competitivo. Entendemos que havia uma oportunidade, escolhemos as recentes potências campeãs de vendas 450cv e 540cv e adicionamos pacotes completos de segurança e conforto. Cobriremos ainda mais demandas em diversos perfis de operações e de clientes.”

O R 450 Plus oferece 450 cavalos de potência, desenvolve torque de 2.350Nm e duas opções de trações, 4x2 e 6x2, que possibilitam atender uma grande diversidade de operações de transporte. Já o R 540 Plus está equipado com propulsor de 540 cavalos, que garante um torque de 2.700Nm e tração 6x4, ideal para composições de nove eixos

Os motores são Euro 6 de 13 litros e  saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder de 4.100Nm de potência de frenagem, caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão. Os modelos são oferecidos com três pacotes. O Segurança oferece airbag no volante, airbag lateral de cortina (motorista) um item exclusivo da marca, AEB (frenagem de emergência avançada), LDW (aviso de saída de faixa), farol H7 e faróis no teto. Já o Conforto dispõe de cabine Highline, geladeira e multimídia com Bluetooth. Por fim, o pacote Eficiência é composto por defletores laterais e no teto. 

PRODUTOS - SCANIA

Caminhão perfeito para o setor de distribuição de produtos, os modelos semipesados Scania são sucesso por onde passam. “É um caminhão forte, muito econômico, confortável, com acabamento premium, ideal para distribuição”, explica o gerente geral da P. B. Lopes Londrina (PR), Felipe Haas.

Mesmo sendo extremamente robusto, tem grande aceitação no segmento. “É um veículo destinado a raios menores, mas como contempla as características de um pesado, os clientes acabam utilizando para tiros mais longos com toda tranquilidade. Ele trabalha com muita folga, porque os componentes são do pesado. Trabalha com baixa rotação, traz durabilidade e economia de combustível.”


EXCELENTE CAMINHÃO

Segundo Felipe Haas, a vitrine do semipesado é o modelo P320 8X2, tanto no NTG quanto no Euro 6. “Ele é oriundo do 310 e o cliente que adquire esse modelo sempre volta a comprar. é um caminhão excelente.”


CONDIÇÕES ESPECIAIS

De olho nos fãs do semipesado, a Scania realizou uma ação comercial, subsidiando condições atraentes e competitivas para a aquisição. “Clientes que trabalham com câmara fria e distribuição em supermercado, por exemplo, têm um veículo confiável com baixo índice de manutenção e excelente retorno.”

ESPETÁCULO

O empresário Rogério Alexandre Ribeiro, proprietário da R. Antunes Hortifruti, é um cliente fiel do semipesado Scania. Ele trabalha há mais de 13 anos na CEASA de Londrina. “Compramos o primeiro semipesado em 2014 e em 2022 compramos o 360. é um espetáculo. Muito confortável, ‘caneludo’, bom de média. O caminhão aguenta bem. Viajamos todo o Paraná, São Paulo, Minas Gerais e a performance é boa, melhor que as outras marcas.”

SERVIÇOS

Além da nova gama Plus, a Scania está lançando outra novidade: são os Serviços Scania PRO, em substituição ao PMSO Programa de Manutenção Scania, o consagrado PMS, está dando lugar aos Serviços Scania PRO, que vão englobar todas as novas soluções de serviços. O Scania PRO chega com o objetivo de ofertar um serviço ainda mais proativo, profissional e personalizado para garantir a máxima disponibilidade da frota.

Os Serviços Scania PRO são fruto de um detalhado projeto feito em conjunto com as sugestões de clientes e da rede de concessionárias, reavaliando processos internos, atualizando necessidades do mercado e antecipando tendências para acompanhar o nível de eficiência da Nova Geração Euro 6

“Com os Serviços Scania PRO evoluímos nossos serviços para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas. Esta reorganização completa, com centenas de avanços, que muitas vezes o cliente não vê, fará toda a diferença no dia a dia da agilidade do atendimento nas Casas Scania”, diz Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Os Serviços Scania PRO estão divididos em três categorias e oferecem cobertura estendida para os caminhões zero quilômetro, atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, processos mais ágeis e simples, possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente e a novidade de um apoio 24 horas via linha direta 0800, que atenderá os clientes para as eventuais dúvidas, passará dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções etc.

Os Serviços Scania PRO estão disponíveis apenas para novas contratações. Os atuais planos continuam valendo até o encerramento da atual validade. Migrações poderão ser feitas, sem problemas, após o encerramento do acordo vigente.  

SEMPRE INOVANDO

A Scania é reconhecida pelas inovações em serviços. Desde o lançamento, em 1994, do pioneiro “Acordo de Manutenção”, e em 2013 com a criação do PMS, a revolução da conectividade e dos planos flexíveis, respectivamente em 2016 e 2017, a fabricante segue incansável em busca por melhorias

“Quase 30 anos depois do primeiro acordo de manutenção, e com mais de 25 mil contratos ativos, seguimos evoluindo e agora trazendo serviços que vão muito além da manutenção, com mais disponibilidade e rentabilidade para os clientes”, conclui Marcelo Montanha.

SERVIÇOS

As Reformadoras da Rede P. B. Lopes tornaram-se referência no mercado,  fruto da excelente qualidade de entrega  e altos índices de aprovação 

Para oferecer um serviço de excelência, com garantia e peças originais, a Rede P. B. Lopes conta com um time especializado em deixar caminhões danificados com a aparência de novo. O trabalho é feito com perfeição nas áreas de funilaria, montagem e desmontagem de peças, alinhamento de chassis e eixos, balanceamento, pintura, personalização, padronização e instalação de acessÓrios

São quatro Reformadoras P. B. Lopes, prontas para atender a todos os clientes nos mínimos detalhes, instaladas em cidades estratégicas: Londrina (PR), Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Salto Grande (SP).

“São várias as vantagens em realizar o serviço com a P. B. Lopes”, afirma Juliano Corrêa André, gerente de serviços da filial de Maringá (PR). “O cliente tem a garantia de um serviço de qualidade e de preço justo, feito por profissionais especializados, com equipamentos da mais alta tecnologia, além da tradição de quase 60 anos no mercado e a Certificação IQA CESVI.

As Reformadoras da Rede P. B. Lopes tornaram-se referência no mercado, graças à excelente qualidade de entrega e pelos altos índices de aprovação dos clientes. “Trabalhamos com seis pilares: confiabilidade, foco no cliente, presteza, capacitação permanente da equipe, conscientização dos colaboradores e melhoria contínua”, informa.


PINTURA

Outro destaque das Reformadoras P. B. Lopes É a qualidade do serviço de pintura, realizada em uma cabine especial. “Nossa cabine de pintura foi projetada e desenvolvida, pensando não só na qualidade para componente reparado, mas também nas constantes exigências ambientais, oferecendo o que há de melhor e de qualidade.”

PADRONIZAÇÃO DA FROTA

Para obter uma identificação visual marcante, muitos frotistas estão recorrendo à personalização de seus veículos, outro serviço executado com perfeição pela Reformadora da P. B. Lopes:

“Atualmente, tanto a pintura como a padronização através da adesivação estão em alta no mercado. Porém, além destes dois perfis, está em alta a estilização de veículo através de pinturas das grades, bojo, farol, paralamas, capas, para-choque, rodas, entre outros componentes”, conclui o gerente de serviços da P. B. Lopes Maringá, Juliano Corrêa André.

SERVIÇOS

Quem utilizou os serviços da Reformadora P. B. Lopes e gostou do resultado foi o empresário Rodolfo Gonçalves Perina Jusfredo, proprietário da 2R Industrial e Transportes de Farinha de Carne, com sede em Nova Esperança (PR).

“Um de nossos veículos sofreu acidente e precisamos utilizar o atendimento da Reformadora. O serviço da P. B. Lopes Maringá (PR) foi executado conforme o combinado. Eu destacaria o prazo de entrega que foi cumprido conforme esperado. Sou cliente da P. B. Lopes há mais de 20 anos.” 

ANTES E DEPOIS

Veja as especialidades das Reformadoras P. B. Lopes

• Funilaria

• Pintura

• Personalização

• Padronização

• Montagem e desmontagem de peças

• Instalação de acessórios

• Balanceamento

• Alinhamento de chassis

• Alinhamento de eixos

NEGÓCIOS

Rede P. B. Lopes participa da inauguração apresentando caminhões, produtos e serviços

Para quem vive na correria da estrada, ter um local seguro para descansar e pernoitar é uma tranquilidade. Pensando nisso, a Segtruck, cooperativa voltada ao transportador, inaugurou a sua 3ª base de apoio em Maringá (PR).

No evento de apresentação da nova base, a Rede P. B. Lopes esteve presente com as equipes comerciais de veículos e serviços, além da exposição de um veículo zero km.

“Foi muito interessante a junção de clientes, prestadores de serviços e fornecedores em um ambiente descontraído e com oportunidade de reencontro com amigos e clientes do transporte”, explica Juliano Corrêa André, gerente de serviços da P. B. Lopes Maringá (PR).

Além das bases de apoio para toda a sua rede, a Segtruck segue com a proposta de oferecer benefícios exclusivos, serviços e produtos para os profissionais do transporte rodoviário.

QUER VER COMO FOI A INAUGURAÇÃO DA BASE DE APOIO SEGTRUCK?

Clique aqui e veja:

NEGÓCIOS

Rede P. B. Lopes reúne clientes para apresentar o novo lançamento da Scania

A Rede P. B. Lopes realizou mais uma edição do Scania Experience, um evento de relacionamento focado em divulgar os detalhes em torno do Scania Super e o motor Euro 6, o mais recente lançamento da marca.

Em Londrina (PR), um coquetel reuniu mais de 100 clientes na filial. “Os eventos da PB são tradicionais, todos gostam de participar, sabem que serão bem atendidos, que receberão informações importantes sobre os produtos, além de todo o nosso portfólio”, reforça o gerente geral da P. B. Lopes Londrina (PR), Felipe Haas

O evento esteve focado na apresentação do caminhão extra-pesado 370 6X2, os pacotes de serviços, conectividade, consórcios, entre outros. “Para mostrar o diferencial do Euro 6, colocamos caminhões basculados para que os clientes pudessem ver os detalhes, algo que chamou bastante a atenção.”

TROCA DE INFORMAÇÕES

O gerente comercial da Brambila Transportes, de Arapongas (PR), Renato Francisco, esteve presente no evento e aprovou. “Sempre que possível participo para saber das novidades. Encontrar e trocar informações com outras empresas do setor é importante para entender o negócio, além de ser uma oportunidade de conhecer os produtos. Esses eventos fazem toda a diferença. é importante ter parâmetros.”

Focada no transporte de defensivos e produtos agrícolas, a Brambila acaba de adquirir 10 unidades do Super e 1 unidade do P320. “A média de combustível nos deixou muito animados. Hoje, o diesel impacta 50% no faturamento. Se não fizermos uma gestão bacana, não é possível tocar o negócio, e o Super agrega muito, com excelente custo benefício. Temos um relacionamento antigo com a PB e o pessoal é sensacional, desde o pós venda aos diretores, são só elogios.”

NEGÓCIOS

Clientes visitam a fábrica da Scania na Suécia e acompanham as pesquisas para a transição energética

Um grupo de 40 empresários brasileiros fez uma viagem no mês de maio à cidade de Södertälje, na Suécia, para uma imersão na sede da indústria da Scania. Os diretores da Rede P. B. Lopes, Daniela e José Henrique de Souza Gomes, acompanharam dois clientes da região de Maringá (PR) na visita à sede da Scania, conheceram os desafios e como a indústria está se preparando para o futuro.

“Foram dois dias intensos na fábrica, visita ao museu, encontro com o CEO da Scania e do Grupo Traton, Christian Levin, além da visita ao Centro de Desenvolvimento e Pesquisa, e as pistas de teste da Scania”, conta Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes. “Pudemos entender o momento atual da Scania e para onde o transporte vai caminhar nas próximas décadas”. 

VÁRIAS MATRIZES

Segundo a diretora, foi uma grande satisfação ter encontrado um espaço vibrante de muita pesquisa, inovação e energia positiva na fábrica da Scania, na Suécia. A busca por novas matrizes energéticas está entre os desafios.

“Ficou claro que a transformação da matriz energética não será uniforme e respeitará as regionalidades. Esta é a aposta da Scania. Não teremos modelos únicos, mas a entrada de outras alternativas de combustão. Pudemos entender a lógica e ficamos satisfeitos. Tivemos uma compreensão sobre o futuro dessa transição”, concluiu.

CLIENTES

Os sabores da culinária espanhola voltaram a protagonizar os eventos sociais da Rede P. B. Lopes. Prato típico da gastronomia valenciana, a Paella da PB foi a grande estrela em noite de festa e reencontro em Maringá (PR). Realizada na Chácara Transpanorama, o evento reuniu os principais executivos e familiares do G10 Transportes - Transpanorama, Transfaleiro, Cordiolli, Rodofaixa e V. M. H., da P. B. Lopes e Scania.

Além da diretoria, gerentes e equipe comercial da Rede P. B. Lopes, participaram do encontro o atual CEO da Scania do Brasil, Simone Montagna, o presidente do Scania Banco, Martin Sörensson, entre outros executivos do alto escalão da Scania.

Representantes do G10 Transportes - Transpanorama, Transfaleiro, Cordiolli, Rodofaixa e V. M. H., Rede P. B. Lopes e Scania do Brasil

Martin Sörensson, Marcelo Gallão, Simone Montagna (CEO Scania do Brasil), André Gentil, Cláudio Adamucho do G10 Transportes, e Alex Nucci

“Com a pandemia não pudemos nos reunir, mas agora estamos retomando com esta noite inspirada de reencontro. Desde 2000, quando iniciamos a parceria entre a Família G10, Família Scania e Família P. B. Lopes, criamos uma relação especial de união que não se rompeu e que fica a cada dia mais forte”, avalia o empresário Valdecir Adamucho, diretor do G10.

O empresário reforça que a parceria do grupo com a Rede P. B. Lopes – Scania já dura 23 anos e a cada dia só se fortalece. “Graças ao relacionamento com a fábrica e com a concessionária, não jogamos a toalha, não desistimos e seguimos adiante. Uma parceria que se mantém firme.”

Nilton César Theodoro, Daniela de Andrade Lopes Gomes, José Henrique de Souza Gomes, Simone Montagna, Claudio Adamuccio, Valdecir Adamucho, Martin Sörensson, Alex Nucci, Rodrigo Clemente, Marcelo Gallão

Sangria, receita da Família Lopes

CLIENTES - PERFIL

Para celebrar a data, transportadora investe em um caminhão R450 Série Especial 65 anos Scania, com implemento personalizado na fábrica

Com sede em Cambé (PR), a Ebmac vem construindo ao longo de duas décadas uma bonita história dedicada ao transporte rodoviário, atendendo diversos segmentos em todo o território nacional. Com soluções logísticas eficientes, equipe treinada e processos certificadosa Ebmac opera no transporte de cargas em diversos segmentos: químicos, farmacêuticos, alimentício, bens de consumo, agroindústria, atacado, varejo, entre outros. 

Fundada em 2003, a transportadora foi crescendo e se adaptando aos novos conceitos – não só dos veículos, mas também de gestão eficiente. Atualmente, a empresa tem filiais espalhadas em vários estados do Brasil e mantém seus investimentos em tecnologia, sustentabilidade, gestão de frota e treinamento de pessoal.

“É legal entender que a gente tem a possibilidade de sempre estar gerando melhoria, tudo funciona através de uma melhoria continua. Desde 2003, o transporte já se caracterizava como um serviço de commodity e desde aquela época a Ebmac olhava isso e dizia: precisamos criar algo diferente, que agregue valor ao nosso cliente. E aí surge toda essa nossa trajetória”, analisa William Zucolote de Oliveira, 41 anos, diretor administrativo da Ebmac.

“Hoje, a Ebmac não é uma empresa de transporte, é uma empresa de tecnologia que entrega serviço de transporte. Essa é a jornada, uma jornada contínua que a gente procura estar sempre fazendo, atento a essas evoluções e às novas tecnologias para que isso seja entregue não só para nossa empresa, mas também para nosso cliente. E é evidente que a Scania é um grande parceiro.”

PARCERIA COM A P. B. LOPES

Ao longo de sua história, a Ebmac foi investindo em sua frota de caminhões e criando uma grande relação de confiança com a P. B. Lopes | Scania. “A nossa parceria com a P. B. Lopes tem início em 2009, quando a Ebmac começava a entrar no mercado com a demanda de veículos pesados e a necessidade de frota. Aí surgiu a necessidade de investir neste tipo de equipamento e numa rápida pesquisa de mercado ficou claro que a Scania era o produto mais benéfico para o nosso negócio, que se encaixava com aquilo que a gente queria desenvolver”, relembra William Zucolote de Oliveira.

“Logo de cara, o que me surpreendeu foi a visão especial que a PB tem do cliente, o que para nós é muito gratificante. Eu estava chegando e o tapete vermelho já estava estendido pra nós. é muito gostoso ter essa oportunidade de ver tudo isso acontecer e você sendo parte deste processo. Por isso, fica evidente porque a nossa parceria perdura até hoje.”

Segundo William Zucolote, neste modelo de negócio, todos são beneficiados: “É a parceria ganha-ganha. A Ebmac ganha com o produto que a PB vende, com a parceria que ela estabelece com todos os sistemas de manutenção, serviço de telemetria, consórcio... então todo mundo sai ganhando. O que mais fortalece essa parceria é a nossa relação de transparência, de amizade, de continua evolução, seja com os diretores, gerentes e até mecânicos que estão na base.”

SÉRIE ESPECIAL

Para comemorar as duas décadas de prosperidade, a Ebmac adquiriu um caminhão R450 Série Especial 65 anos Scania do Brasil, que veio da fábrica com o implemento personalizado em comemoração aos 20 anos da empresa. O caminhão ficou lindo.

“Quando surgiu o equipamento, e as datas de aniversário batendo, isso já fazia nossos olhos brilharem. Entrei em contato com a P. B. Lopes e com o marketing da Scania, sugeri a ideia e na hora me ajudaram no design, nas frases, e virou esse produto que a gente tem um orgulho imenso. O destaque especial pra esse caminhão é o nome Scania e P. B. Lopes, que aceitaram a gente como a gente é. E isso nos orgulha muito. é um jeitinho da Ebmac dizer: P. B. Lopes Scania, muito obrigado pela parceira, pela confiança e por todas as oportunidades”, finaliza William Zucolote de Oliveira, diretor administrativo da Ebmac.

Veja o vídeo do caminhão da Série Especial 65 anos Scania do Brasil, com o implemento personalizado em comemoração aos 20 anos da Ebmac

VOCÊ SABIA?

Ebmac = Cambé*
(escrito ao contrário)

*Cambé é município vizinho a Londrina, cidade sede da Ebmac.

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade!
Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

Na foto, os motoristas da Cardoso dos Santos e Almeida Transportes de Presidente Prudente (SP) José Roberto Goes,Gustavo Vieira Barreto e Sandro de Freitas Silva, com os master drivers Mauro Francisco da Silva e Sandro Leonardo de Souza

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO

Rede P. B. Lopes e Consórcio Scania vão levar grupos de clientes para curtir o conforto, o prazer e a tranquilidade da pesca esportiva

Um dos eventos mais aguardados pelos clientes do Consórcio Scania são as pescarias, que estão de volta ao cronograma dos passeios. Neste ano, a Rede P. B. Lopes está movimentando o seu território com a venda de cotas nas regiões de Londrina (01 grupo), Maringá (02 grupos) e Dourados (01 grupo). 

A iniciativa faz parte do programa de relacionamento “Família Scania”, que oferece viagens e roteiros maravilhosos contemplando milhares de clientes.   

 “Vamos levar 15 clientes para Paso de la Patria, na Argentina, conhecido como o “Paraíso do Dourado”. Nosso destino é o Pedrinho Pesca, um dos locais mais procurados para a pesca esportiva. Ainda temos algumas cotas para venda, então é bom correr”, informa o gerente da P. B. Lopes Dourados, Luiz Nantes

As filiais da Rede P. B. Lopes estão sempre promovendo pescarias, com grande adesão dos clientes. “É um formato de passeio que caiu no gosto dos nossos clientes. Uma oportunidade de aliar lazer e relacionamento muito agradável.” O embarque do grupo de Dourados (MS) está agendado para outubro

Clientes parceiros
do Scania Consórcio

Rodrigo Olivoto, Valdir Visentin e cliente Celso Ivan Barbosa (Barbosa & Lessio Ltda)

Comercio de Batatas Cidade Alta Ltda Me

Rodrigo Bernardes Olivoto, Luiz Mario Nogueira Nantes, José Henrique de Souza Gomes, Antônio Dalla Valle (Dalla Valle Distribuidora de Bebidas) e Filhos, e Washington Luis de Barros

Alan Michel Bazan, cliente Geraldo Fernandes Júnior (Transpetrol Ltda.) e Rodrigo Olivoto.

Cliente Claudio Benetti Moraes de Oliveira, Eduardo Barbosa Feliciano Leite, Cliente Victor Benetti de Oliveira (Proten Viga Ltda) e Artur Pereira Lima Junior

Washington Luis de Barros, José Moacyr Fattor (Posto Perobinha), José Henrique de Souza Gomes, Ricardo Fattor (Posto Perobinha) e Luiz Mario Nogueira Nantes

Rodrigo Arado, cliente Ueder Miranda Povoa e Rodrigo Olivoto (Comaq Com de Equipamentos e Embalagens)

Eduardo Feliciano (filho), Alan Michel Bazan e o cliente Reginaldo Feliciano.

Guilherme Camacho (Scania Banco), Wanderson Boim, o cliente Roberto Alves do Nascimento e o gerente da Filial de Londrina, Felipe Augusto Haas. (Valeria de Souza Carnevali Transportes Eireli.)

Luiz Mario Nogueira Nantes, Paulo Henrique Rezende (Rezende e Freitas Transportes), Washington Luis de Barros e José Henrique de Souza Gomes

Washigton Barros e cliente Cirio Eurico Gliceirio de Matos (Matos & Silva Ltda.)

Cliente Silvio Marques dos Santos e Washigton Barros (Silvinho - Tur Transportes)

Luiz Mario Nogueira Nantes, Washington Luis de Barros, Marcelo Alves (Supermercado Paraíso), José Henrique de Souza Gomes e Rodrigo Bernardes Olivoto

Thayrine Pereira(Scania banco), cliente Éder Cappelletto, Júnior Cappelletto, Dayane Borges, Valéria Maciel, vendedor Marcos Antônio Pedroso, Guilherme Moreno e Rodrigo Olivoto. (Cappelletto Transportes Ltda)

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

Venda Histórica

Foi na companhia do pernambucano Manuel Gomes da Silva, um de nossos vendedores, que realizei inúmeros projetos, entre eles, uma empreitada histórica. 

A Irmãos Lopes mantinha contatos comerciais com a Usina Central Paraná (UCP), sediada em Porecatu e pertencente à família Lunardelli, desde os tempos da Mercedes. Quando a usina foi adquirida pelo Grupo Atalla, em 1972, intensificamos as visitas, pois percebemos que queriam renovar o setor de transporte. O titular do grupo, Sr. Rudney Atalla, tinha agenda muito demandada, mas recebemos a informação que o melhor horário para encontrá-lo era às seis da manhã. 

O Manuel, que residia em Jataizinho, saía de madrugada e passava para me pegar em Londrina – com tempo suficiente para passar na Padaria Olímpia e comer um sanduíche com mortadela Siam e guaraná. De lá seguíamos para Porecatu. Às seis em ponto o Sr. Atalla descia para o escritório e a secretária nos colocava pra dentro. 

Após diversas reuniões, que duravam meia hora, quando extensas, ele finalmente nos permitiu fazer experimentos com os caminhões. Sim. Faríamos experimentos porque nunca haviam colocado caminhões pesados na colheita de cana-de-açúcar. Até então, o serviço era executado com caminhões menores. Estávamos dando início a um fato inédito na história da montadora Scania.

Não havia um modelo específico para a atividade canavieira. Pela primeira vez na história faríamos experiências para identificar o modelo adequado.

A promessa era que nossos caminhões poderiam contribuir para a mecanização da operação, transportando a colheita da cana para a usina utilizando os caminhões pesados da Scania. Isso era algo impensado na época, uma atitude ousada, mas seguimos com o projeto. 

Visitávamos frequentemente a usina levando nossos caminhões para fazer os experimentos. Às vezes ia eu, às vezes o Manuel, e em outras nós dois. Havia uma sinergia tão grande entre nós que não precisava combinar nada. Nossas abordagens com os clientes ocorriam de forma intuitiva. Um completava o outro e dava muito certo.

Para demonstrar a força do produto, colocamos um cavalo mecânico modelo L76 com uma carreta de três eixos na área de plantio. Outra vez, levamos uma plataforma basculante onde o caminhão subia e lá era inclinado para que toda a cana fosse depositada diretamente na moenda. 

Esse longo período de contato, reuniões e demonstrações finalmente resultou em fechamento de negócio. Ao final do expediente, assinamos o contrato da venda de cinquenta e três caminhões e cento e vinte semirreboques. 

Saímos eufóricos da usina e ao voltarmos a Londrina, a bordo de um fusca verde na conhecida Estrada do Sogro, Manuel e eu explodimos de empolgação. Gritamos, gargalhamos, afinal havíamos concretizado a primeira venda para a Usina Central do Paraná, após doze anos de trabalho, iniciados no tempo da Mercedes. 

A venda foi paga à vista pelo diretor Rudney Atalla, sem financiamento. Só não vendemos mais unidades porque a montadora não tinha em estoque.

A Irmãos Lopes foi pioneira no Brasil na venda de cavalos mecânicos Scania para o transporte canavieiro. Essa comercialização histórica foi tema de reportagem de capa da Revista Estrada, editada pela Scania do Brasil, em março de 1976, mostrando que é preciso, além do bom atendimento, ser perseverante, ser persistente.

MEIO AMBIENTE

A Rede P. B. Lopes fez a doação de 350 mudas de árvores - sendo 310 de ipê roxo, amarelo e branco e 40 frutíferas - para o CMEI, Centro Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda, de Maringá (PR). A entrega foi feita no dia 05 de maio. 

As mudas de ipês foram distribuídas entre os alunos para uma atividade do Dia das Mães. “A ideia do CMEI foi dar continuidade nos assuntos trabalhados em sala de aula e assim, ao final da ação, utilizar a mudinha como uma lembrança do Dia das Mães”, explica Lúcia Nathalia de Souza Alves, supervisora administrativa da P. B. Lopes Maringá.

 “Após a entrega das mudas, as crianças - com a ajuda dos professores e funcionários - cuidaram das mudinhas até o dia da entrega oficial. Cada professora, juntamente com os alunos, elaborou um cachepô para decorar o vaso e ficar em forma de presente para entrega para as mamães. Todos envolvidos na ação adoraram.”


Renata Moraes da Silva, Rosinei Candiotto, Nelson Gomes do Nascimento e Lúcia Nathália de Souza Alves


POMAR

As outras 40 mudas de árvores frutíferas recebidas pelo CMEI tiveram outro destino: elas foram plantadas na própria escola, dando início a um pomar. O plantio foi feito por colaboradores da P. B. Lopes e da escola.

A diretoria do CEI Carla Waleria Arantes Gonçalves Zerbinatti, a supervisora educacional Elaine Depoli, e da PB de Maringá, Rosinei Candiotto e Patrícia Belmonte

MEIO AMBIENTE

O empresário Bento Fonseca, proprietário da transportadora Starlog Logística, fez o plantio de duas mudas de ipês na fazenda dele, situada no município de  Rosário do Ivaí, região central do Paraná. As mudas foram doadas pela Rede P. B. Lopes, como parte das ações do projeto socioambiental Ipê Amarelo

Na foto: Lucas, Leandro Medeiros, Bento Fonseca, Sidinei e Júnior.

IPÊS NO SÍTIO

As mudas de ipês que foram plantadas no sítio dos pais da colaboradora Roseli Alcântarano município de Tamarana (PR), estão crescendo fortes e sadias. O plantio foi no ano passado. As variedades de médio e grande porte podem atingir de 10 a 30 metros de altura.

CAMPANHA SUPERAÇÃO

A Campanha de Vendas Superação da Rede P. B. Lopes é uma iniciativa que veio para ficar. Criada para fomentar a venda de produtos e serviços da concessionária, a cada ano se reinventa, bate metas, supera objetivos e mantém o time focado. Somente na última edição, a Rede P. B. Lopes distribuiu mais de R$ 200 mil entre seus colaboradores em prêmios e dinheiro.

“A diretoria fica muito satisfeita pelo programa existir há tanto tempo, com reconhecimento e engajamento de todos, desde o pessoal dos serviços gerais ao diretor, todos contribuem para o resultado da empresa. Dentro da sua atribuição, cada um colabora para o resultado e nada mais justo que parte seja distribuído em forma de premiação”, explica a diretora Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Além do dinheiro creditado em suas contas correntes, os colaboradores também participam de sorteios de aparelhos eletroeletrônicos como climatizadores, smartphone, TVs, Alexa – assistente pessoal virtual, cafeteira, notebook, e prêmios maiores como as duas motocicletas já sorteadas neste ano. A grande expectativa gira em torno do sorteio de um carro zero 0 Km ainda neste ano.

“Entregar o prêmio é um misto de orgulho e muita alegria. é muito claro o quanto todos se empenham para fazer o melhor, para que todos alcancem o objetivo, porque sozinho não se faz nada. A premiação é a concretização de um objetivo cumprido”, finaliza Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Diego Aparecido da Costa Branco da P. B. Lopes Ladário

Adão da Silva Souza da P. B. Lopes Campo Grande (MS)

Edyvania de Queiroz Soares Dionizio da P. B. Lopes Ladário (MS)

SOCIAL

Enlace

O colaborador da funilaria da P. B. Lopes Maringá (PR), Wellington Mateus da Silva Batista e Vanessa Garbelini da Silva entraram para a ala dos casados no dia 24 de fevereiro, durante bela cerimônia. Desejamos muitas felicidades ao casal!

Felizes para sempre

A recepcionista da P. B. Lopes Maringá (PR), Amanda Rosa de Mendonça, casou-se com Adenilton de Souza Moraes no dia 04 de março, no Espaço Vertente em Maringá! Parabéns aos noivos!!!

Primeiro aninho

O fofo do Vicente, filho da analista de marketing da Rede P. B. Lopes, Débora Moreno, e do vendedor de peças Flávio Pandolfi, completou 1 ano em abril, com muita festa e alegria! Família linda!!

Nascimento

O casal Edyvania de Queiroz Soares Dionizio (supervisora administrativa) e Adão Miguel Dionizio Junior (eletricista sênior da P. B. Lopes Ladário) posam com a pequena Gretha Eleonora, que chegou ao mundo no dia 10 de abril. Agora a família está completa. Parabéns!

NOTÍCIAS DA CASA

A Feira de Livros promovida pela Rede P. B. Lopes movimentou as filiais, atraindo gestores e colaboradores com diversas ações culturais, além da venda e doação de livros para todas as idades. A feira foi realizada no período de 17 a 20 de abril, em celebração ao o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23, e contou com a participação de centenas de pessoas.

objetivo da ação é incentivar os funcionários a buscar o crescimento pessoal e profissional através da leitura. “Os colaboradores gostam da Feira de Livros, eles têm curiosidade em conhecer os títulos que estão à venda, procuram livros para crianças e até encomendam outros títulos com os fornecedores que nos atendem”, explica Eva Cristina Chagas, bibliotecária da Rede P. B. Lopes.

Na P. B. Lopes Dourados (MS), a Feira de Livros comercializou obras literárias e contou com a presença de colaboradores e clientes. Em Campo Grande (MS), juntamente com a Papelaria Franco, a feira movimentou a filial com dezenas de visitantes e a venda de 26 livros. Em Maringá (PR), a parceria com a Promolivros viabilizou a comercialização de produtos entre livros e gibis, e a visita de aproximadamente 30 pessoas. 

EXPOSIÇÃO HISTÓRICA

Na filial de Regente Feijó (SP), além dos livros que foram disponibilizados pela Biblioteca Municipal, foi realizada uma exposição de objetos antigos e fotos sobre a história do município. Para animar a feira, teve muita música com a Banda Marcialapresentação com o trompetista Marlon Camatari, música em Libras com a professora Camila Brasi e de viola caipira com João Negri.

CONVERSA COM ESCRITOR

Em Salto Grande (SP), a filial da P. B. Lopes organizou uma exposição de livros, doados pela Biblioteca Municipal de Ourinhos (SP), que ficou à disposição dos colaboradores. A feira também recebeu a visita do escritor Luiz Becker, Secretário Geral da Academia de Ciências, Artes e Letras do Estado de São Paulo.

BUSCA DO CONHECIMENTO

Na P. B. Lopes Londrina (PR), a variedade das obras atraiu a atenção dos colaboradores e muitos compraram livros - para eles e para os filhos. Além de incentivar a leitura, a Feira do Livrotambém proporcionou momentos de descontração, bate-papo e troca de conhecimentos. 

“É sempre muito gratificante realizar a Feira do Livro e ver como as filiais se empenham para entregar o melhor. Esta ação é importante para fomentar a leitura e o interesse pela cultura na empresa. Acredito que as ações culturais desse tipo são fundamentais para reacender a valorização da leitura e da cultura, bem como contribuir com o crescimento intelectual do indivíduo”, conclui a bibliotecária da Rede P. B. Lopes.

NOTÍCIAS DA CASA

A Rede P. B. Lopes realizou uma ampla Campanha de Vacinação contra a Influenza na matriz e em todas as filiais. A ação é um incentivo ao cuidado com a saúde. “A vacinação foi aberta a colaboradores e dependentes. Para o colaborador a empresa beneficia com o pagamento de 50% do valor da vacina”, explica a gerente de RH da rede, Sandra Ribeiro.

Filhos e dependentes também puderam se imunizar. “Neste caso, o custo é integral para o colaborador, mas ainda é interessante porque é o valor é abaixo do mercado, pois negociamos em grande quantidade.”

A campanha é realizada todos os anos e desta vez foi feita em abril. “De forma prática sabemos que a gripe é a grande vilã contra a produtividade nas empresas, mas a questão não é apenas a produtividade, a campanha acontece há tantos anos porque o que nos importa é a saúde de nossos colaborares e familiares”, finaliza.

NOTÍCIAS DA CASA

A evolução e as novidades dos caminhões Scania Super, o mais recente lançamento da marca, foram tema de um treinamento que envolveu várias equipes da P. B. Lopes Londrina (PR). Ministrado pelo master driver Sérgio Luiz André Gonçalves, colaboradores do setor administrativo, estoque, vendas, balcão e limpeza puderam conhecer o novo caminhão de perto e fazer um test drive no pátio da empresa.

“A proposta é que os colaboradores conheçam os produtos Scania mais profundamente, apresentando o quanto entregamos aos clientes, toda a segurança que ele proporciona, o que os clientes querem com o veículo”, revela o master driver.

Além da filial de Londrina (PR), os funcionários da matriz e a P. B. Lopes Maringá (PR) também participaram do treinamento de apresentação do Scania Super com grande adesão.

LONDRINA


MARINGÁ

NOTÍCIAS DA CASA

As filiais da Rede P. B. Lopes de Londrina (PR), Regente Feijó (SP) e Dourados (MS) acabam de receber a Recertificação DOS - Dealer Operating Standard, ou Padrão de Operação das Concessionárias, que atesta o padrão de qualidade no atendimento e no serviço da casa dentro dos parâmetros da Scania. O DOS é atualizado a cada dois anos e todas as filiais da PB já contam com o selo.

“A filial de Ladário (MS) foi certificada no ano passado e a próxima casa a ser avaliada será a P. B. Lopes Salto Grande (SP)”, revela o diretor da Rede P. B. Lopes, Antonio Zapatosni.

Cada uma das filiais da Rede P. B. Lopes segue um cronograma de auditoria e todas passam pela certificação. “É um trabalho que exige constante atualização, um pré-requisito para participar de atividades importantes como o Top Dealer, programa de incentivo para os concessionários da Scania, para manter o atendimento aos KPIs (indicadores de desempenho) e manter a concessão saudável financeiramente.”

SOBRE O DOS

Em 1995, a Scania realizou uma pesquisa mundial para entender a perspectiva do cliente em relação à marca e a perspectiva da concessionária para atender com excelência  o cliente. Com os dados da pesquisa, o DOS foi lançado em 1996 com o intuito de atender cada vez melhor o cliente Scania em todo o mundo e com o mesmo padrão.

Através de seus 15 compromissos, o DOS descreve como os clientes devem perceber a rede de vendas e de serviço, disponibilizando os requisitos qualitativos para os concessionários e postos de serviços autorizados.

padrão de atendimento deve ser o mesmo, tanto nas concessionárias como nos postos de serviço Scania. Vale ressaltar que o relacionamento com o cliente é um fator de sucesso igualmente importante, sempre colocando o cliente em primeiro lugar.

O Padrão DOS é baseado nos seguintes pilares da Scania: cliente em primeiro lugarrespeito para com o indivíduo; eliminação de desperdíciointegridade; espírito de equipe e determinação; a Scania e sua rede de concessionárias visam o atendimento uniforme e de excelência para seus clientes no mundo todo. 

NOTÍCIAS DA CASA

A comemoração do Dia do Trabalhador foi movimentada na Rede P. B. Lopes. Além de um belo café da manhã, caprichosamente preparado nas filiais da empresa, os colaboradores também participaram de atividades de integração com jogos e brincadeiras.

“A proposta foi demonstrar que nosso trabalho é uma engrenagem. Se eu recebo de alguém e passo para outra pessoa dar continuidade, precisamos fazer com responsabilidade, zelo e com prazos”, explica a gerente de RH, Sandra Ribeiro.

Os colaboradores que trabalham nos Postos de Atendimento e não puderam participaram de atividades receberam de presente uma cesta de café da manhã, “para que todos se sentissem parte do time.”

CAMPO GRANDE - MS

DOURADOS - MS

LADÁRIO - MS

LADÁRIO - MS

LONDRINA - PR E MATRIZ

DOURADOS - MS

REGENTE FEIJÓ - SP

SALTO GRANDE - SP

TRÊS LAGOAS - MS

NOTÍCIAS DA CASA

Escritório especializado em consultoria jurídica consolidou a relação de confiança e respeito com a P. B. Lopes

Ao longo de seis décadas, o escritório de advocacia Sokolowski, com sede em Londrina (PR), vem atuando na proteção dos direitos e garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito, sempre em busca da boa convivência social. Fundado em 1963 pelo advogado Wilson Sokolowski, o escritório está completando 60 anos, atendendo corporações em todo o Brasil e se posicionando como um dos mais renomados do país.

Pioneiro na área do direito trabalhista no norte do Paraná, Wilson Sokolowski começou a atender numa pequena sala do edifício Júlio Fuganti, na época em que foi instalada a Justiça do Trabalho em Londrina. Foi professor da UEL, Universidade Estadual de Londrina, e, com muito trabalho e dedicação, tornou-se referência em direito do trabalho. Hoje, o escritório atende empresas de vários segmentos: industrial, comercial, rural, concessionárias de veículos, transporte coletivo, distribuidoras, educação, consórcios, saúde, entidades sindicais, entre outros.

“O escritório Sokolowski sempre primou pela busca de uma sociedade mais justa, fraterna, harmônica, e procurando sempre a excelência na prestação de serviços para nosso cliente”, informa Durval Sgarioni, sócio administrador do escritório. “Atualmente somos 17 advogados atuando em diversas áreas do direito, com foco principal no Direito Empresarial Trabalhista, Cível e Tributário. Também atuamos nas áreas do Direito Ambiental, Direito Previdenciário e Direito de Família.”

HOMENAGEM

Para comemorar os 60 anos do escritório de advocacia Sokolowski, a OAB de Londrina (PR) realizou no final do ano passado o II Simpósio de Direito do Trabalho, com o tema “Os cinco anos da reforma trabalhista”. Durante o evento, os advogados prestaram uma bonita homenagem à Wilson Sokolowski.


PARCERIA DURADOURA

O escritório Sokolowski começou a atender as demandas jurídicas da Família Lopes no início na década de 1960, ainda nos tempos da empresa Irmãos Lopes, quando era responsável pelo transporte coletivo em Londrina (PR). Com o passar do tempo, a parceria foi mantida e consolidada.

“É extremamente gratificante acompanhar a evolução de uma empresa de tamanha importância para Londrina e região, bem como para outros estados brasileiros. A P. B. Lopes não é apenas uma concessionária de caminhões, ela é parceira de muitos empreendedores, caminhoneiros individuais, transportadoras pequenas, médias e grandes. Ao longo de sua história, empregou muitas pessoas, deu dignidade a muitos trabalhadores, viu famílias se formarem, gerações nascerem”, analisa Durval Sgarioni.


BONS PARCEIROS

A parceria entre a P. B. Lopes o escritório de Sokolowski foi fortalecida através do tempo com respeito e confiança. A expectativa é que essa sinergia continue por muitos anos.

 “O sucesso desta parceria, que está atravessando gerações, vem sobretudo do respeito mútuo, do entendimento de que temos uma história rica de detalhes que nos deixam muito orgulhosos e de que, a cada dia, devemos nos aprimorar, acompanhando e atuando na inovação das relações contratuais e da legislação que se altera e se moderniza a cada dia.”


ORGULHO

“É um grande orgulho trabalhar em parceria com a P. B. Lopes, posto que sua base estrutural é a preocupação com os rumos da sociedade, com seus empregados, com a saúde do trabalhador, uma empresa que evoluiu através de técnicas inovadoras de gestão empresarial e de proteção ambiental. Enfim, nos sentimos cada vez mais prestigiados e honrados de trabalhar e construir com a P. B. Lopes esta história de tantas décadas. Para nós, sem dúvida, é um cartão de visita inestimável.” conclui Durval Sgarioni, sócio do escritório Sokolowski Advogados.

NOTÍCIAS DA CASA - PERFIL

O colaborador Paulo Adriano Rodolpho está completando 35 anos dedicados à Rede P. B. Lopes; durante sua trajetória profissional e pessoal, ele foi acumulando conhecimento e conquistas

O supervisor de RH Paulo Adriano Rodolpho sempre circula tranquilo pelos corredores da PB. Prata da casa, é fácil encontrá-lo com um sorriso no rosto e sempre pronto para uma boa conversa. Percorrendo as suas memórias, ele conta que os pais eram do estado de São Paulo e, depois de casados, fizeram de Londrina a morada definitiva. “Aqui nasceram seus quatro filhos, todos já casados.”

O pai era marceneiro, mas mudou de profissão e tornou-se provador de café, na Companhia Cacique. “Nós morávamos no Jardim Bancários e como ele era ligado à indústria, tínhamos acesso ao SESI para praticar esporte e foi jogando vôlei nas quadras, aos 17 anos, que conheci a minha primeira namorada e esposa Gisele.”

PRIMEIRO EMPREGO

Seguindo sua jornada de crescimento, Rodolpho fez curso técnico de eletrônica no IPOLON – Instituto Politécnico de Londrina junto com o 2º grau. “Fui jovem aprendiz na Indrel (indústria de refrigeradores). Lá eu montava refrigeradores horizontais, ar condicionado... a oportunidade para atuar no RH foi na Construtora Paleari, onde aprendi o funcionamento e o trabalho do Departamento Pessoal.”

O casamento com Gisele foi em 25 de janeiro de 1986. “Depois de alguns anos na Paleari, uma empresa da família da minha esposa, decidi que era hora de mudar. Pedi as contas e saí. Vi no jornal o anúncio da Irmãos Lopes para a função de auxiliar de departamento pessoal. Comecei a trabalhar no dia 1º de julho de 1988.”

QUER CONTINUAR?

No setor de recursos humanos, Paulo Rodolpho tinha como líderes o supervisor e o gerente. Anos depois, o supervisor José Carlos Torrecillas desligou-se da empresa para atuar em outra profissão e ele conquistou a vaga.

“Na época não tinha computador. Era um trabalho muito grande e tempos depois o Adalberto Sombrio, gerente do departamento, mudou-se para os Estado Unidos. Aí o Seu Pedro me chamou e disse: ‘Você está assumindo. Você quer continuar?’ Eu disse que sim.”

EVOLUÇÃO

À medida que os processos foram sendo automatizados, o supervisor Paulo Rodolpho foi conhecendo todos os serviços que o setor demandava. Tempos depois, passou a dedicar-se as rotinas trabalhistas.

“O departamento hoje tem cinco pessoas e eu sou um dos funcionários mais antigos, com 35 anos de casa. Quando assumi, estávamos migrando do manual para as novas tecnologias e eu peguei todo esse avanço com a informatização. Eu tive vontade de testemunhar isso.”

IDONEIDADE

Entre os motivos que mantém Paulo Rodolpho firme e forte na Rede P. B. Lopes é a seriedade da empresa e de seus diretores: “Logo nos primeiros meses eu percebi a idoneidade da empresa, o cuidado em trabalhar certo. Há 35 anos, digo com toda certeza, nunca deixamos de recolher o FGTS.”

PEDAL

Formado em Contabilidade, pai de Caroline e Tatiane, Paulo tem um hobby que não abre mão: a bike. “Pedalo cerca de 30 km aos domingos, às vezes sozinho, às vezes com meu irmão. Com ou sem companhia, saio para tomar sol, ter contato com a natureza, manter a saúde em dia. A gente encontra outros ciclistas, vou por trilhas diferentes, é uma aventura.”

CHECKLIST

Nome: Paulo Adriano Rodolpho

Pais: Antonio e Terezinha Rodolpho

Data de nascimento: 07/07/65

Família: “Benção de Deus e alegria”

Hobby: Curtir boas músicas de rock

Esporte: Mountain Bike

Prato preferido: Salmão assado com alcaparras

Cidade: Roma

Qualidade: Confiança

Defeito: Impaciente

Filme: “Yesterday” (2019) do Diretor Danny Boyle

Momento inesquecível: “O nascimento da primeira filha”

Frase: "Entre a razão e ser feliz, prefiro ser feliz, pois a razão acaba e a felicidade é eterna".  

A PB e você: “Nestes 35 anos que estou na empresa, o respeito e a confiança entre nós são os pilares que nos mantém nessa parceria de sucesso.”

No dia 20 de junho, a Família Lopes perdeu um ente querido. Rodrigo de Andrade Lopes, filho de Maria Cristina e Pedro Barboza Lopes, partiu repentinamente aos 56 anos, vítima de acidente automobilístico quando retornava para sua casa, em Campo Grande (MS).

Rodrigo teve uma participação importante na trajetória da Rede P. B. Lopes: atuou firmemente na implantação da concessionária no Mato Grosso do Sul e sua presença foi estratégica no processo de informatização da empresa. Ele também é o autor da logomarca da P. B. Lopes, que se mantém forte até hoje.

Que nossos pensamentos e as boas lembranças com ele possam amenizar a dor e consolar o coração de todos.

“Não há florestas de ipês. Há ipês nas florestas. Um aqui, outro lá. Como não há multidão de amigos. Há amigos na multidão. Raros, consistentes, mas poucos.

O ipê marca sua presença na paisagem, como o amigo marca sua presença na memória. O olhar espraia-se na distância e o amarelo esparso prende sua atenção. No espaço vasto da memória os amigos são lembrados com nitidez, em contraste com a multidão dos conhecidos.

No ipê, a flor é frágil e passageira. O tronco é sólido e resistente. O tronco é a alma. A flor é a palavra. No amigo, mais que na palavra é na alma que se apoia o coração que busca. Mais importante que aquilo que diz é aquilo que é.

O ipê fala pouco. Dá o seu recado e esconde-se no silêncio, para voltar na hora oportuna. Falasse o ano todo, não seria tão expressivo, como o amigo que não é falastrão. Sua palavra é tesouro e não se desperdiça na sonoridade vazia.

O ipê chama a atenção, mas não se exibe. Cumprida sua tarefa, ele se perde na vegetação que o cerca. Com humildade e discrição.

É assim o amigo. Presente na hora exata, não alardeia a amizade que oferece. A amizade é uma sintonia do espírito. Não é um cartaz colado na testa, nem um rótulo fixado no exterior.

O ipê nada pede. Nasce espontâneo e não fica a exigir cuidados.

Como o amigo, que não é interesseiro. Porque amigo que se move em troca de favores não é amigo. O amigo nunca deve e nunca cobra. Ele apenas é. E nisso está sua característica.

É generoso o ipê. Depois que encantou a tantos com o seu colorido, devolve logo suas flores à terra, da qual os recebeu, cobrindo-a de um tapete amarelo e vivo, da mesma cor da coroa de ouro com que a natureza o enriqueceu.

O amigo não se deixa vencer em generosidade. A prestatividade e a solicitude são para ele como o respirar. Brotam do seu ser com a naturalidade que nunca parece exigir esforço, sem aguardar retribuição.

Entre tantas lições que nos dá o ipê, esta, a da amizade, é das mais preciosas. Não é rico, porque não tem frutos. Consegue ser amado por aquilo que é e não por aquilo que tem.

Ele vem dizer, todos os anos, que a amizade é um tesouro. Como o ouro da cor que o reveste.

Cultive a amizade. Ela dura sempre. Os aplausos fugazes morrem e os elogios vazios desaparecem. Mas ela é forte como o tronco do ipê. é como a vida que não desiste. é o suporte de todas as outras coisas. E dá valor a todas elas.”

(Padre João Batista Zecchin)

https://bernadetealves.com/2022/10/30/o-ipe-e-o-amigo-a-vida-que-nao-desiste/
CLIQUE AQUI

Nossa Homenagem ao Rodrigo

AGRO

Colaboradores da Fazenda Dona Amélia, de propriedade da Família Lopes, participam do Confinar 2023, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil

“As palestras foram de grande valia para o aprimoramento de nosso conhecimento, dando destaque para a palestra da Professora Dra. Janaína Martuscello que falou sobre ‘Estratégias de manejo para intensificação da produção animal em pastagem’, onde destacou a grande importância do bom manejo de pastagem para manter a fazenda lucrativa”, conta a gerente da fazenda, Márcia Chink.

O evento reuniu dois mil participantes entre expositores, produtores rurais e profissionais da pecuária bovina de corte de vários estados brasileiros. Os funcionários da Fazenda Dona Amélia também visitaram estandes de empresas parceiras como a CV Reprodução Bovina, Agroceres, União, Inpasa, entre outros. “Foi uma oportunidade para conversar com fornecedores e abrir contato com outros.”


BALANÇO POSITIVO

Para a gerente da Fazenda Dona Amélia o evento contribuiu positivamente para o aperfeiçoamento profissional sobre a bovinocultura de corte. “O cenário atual da economia e do mercado da carne bovina também foram abordados em palestras voltadas para as incertezas que o início do ano trouxe para todos os setores. Foi um ambiente para a ampla troca de informações e para trazer o que há de melhor para nossa pratica do dia a dia”, informa.

SCANIA PRESENTE

A P. B. Lopes Campo Grande (MS) também participou do Confinar 2023, apresentando um caminhão a diesel, especialmente montado para realizar a mistura e a distribuição de ração em confinamentos, chamando muita atenção do público presente.

RECEITA

Feita de grãos de milho - branco ou amarelo - levemente triturados, a canjica conquistou o paladar do brasileiro. A iguaria doce faz parte de nossa culinária e é apreciada não só nas festas juninas, mas durante o ano todo

Este ano, a Rede P. B. Lopes promoveu um concurso em todas as filiais para escolher a melhor receita de canjica. Ao todo foram 21 receitas inscritas na primeira fase. Cada filial realizou uma etapa de classificação e as selecionadas – seis receitas – participaram da grande final no dia 19 de junho, em Londrina.

“Os seis colaboradores finalistas fizeram a receita em nossa cozinha em Londrina e como os gerentes das filiais estavam presentes para uma reunião a escolha com uma votação às cegas. Cada canjica tinha um número identificado em potinhos, e os jurados escolheram a melhor. Foram receitas bem diferentes e a vencedora foi da filial de Londrina”, explica a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Rafaelly Kelly Lopes Costa, Ana Paula de Souza Silva, Leandro da Cruz Camargo, Fátima Acosta, Lucila Dalto e Caroline Braz Chinelli

A MELHOR CANJICA

A assistente fiscal da P. B. Lopes Londrina, Rafaelly Kelly Lopes Costa, ficou muito feliz com a vitória no concurso da melhor receita de canjica. Ela contou que para se inspirar assistiu a vários vídeos do Youtube até conceber a sua própria receita.

“Eu entrei no concurso para ganhar. Juntei tudo que eu gosto: leite ninho, paçoca, creme de leite e criei a minha própria canjica. Eu acho muito legal ter essas gincanas, pois aproxima o pessoal de fora e traz aquele ânimo para a casa.”


INTEGRAÇÃO

A final do concurso da receita de canjica trouxe a Londrina (PR) colaboradores de várias filiais. Para alguns, foi chance de conhecer a matriz, as instalações e o pessoal. “Foi mais uma oportunidade para promover a integração entre nossos colaboradores”, conclui Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Adorei o passeio

“Eu amo cozinhar e tudo que faço é com amor. Sempre faço a minha canjica na PB e faz muito sucesso. O segredo é fazer tudo com muito amor. Não conhecia Londrina, adorei o passeio e de participar dessa gincana.”

Fátima Costa, serviços gerais da P. B. Lopes Campo Grande

Canjica especial

“Receitas deliciosas com sabores incríveis, difícil de escolher uma. A receita de Londrina trazia um toque especial que fez a diferença. O evento foi muito descontraído, excelente!”

Sandra Auzenir da Silva Tabachini, CEO do Grupo Amafil, presente como uma das juradas

RECEITA

A receita de canjica que conquistou o paladar dos jurados e o 1º lugar no concurso realizado pela Rede P. B. Lopes é de autoria da colaboradora Rafaelly Kelly Lopes Costa. Siga o passo a passo e faça sucesso em sua casa também!

INGREDIENTES

• 250 gramas de milho branco para canjica
• 1 leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 500 ml de leite
• 3 colheres de sopa de leite em pó
• 3 unidades de paçoca rolha
• 50 gramas de côco ralado seco
• 1 leite de côco
• 1 canela em pau
• 1 pitada de sal


MODO DE PREPARO

Coloque 250 gramas de canjica branca em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por 8 horas. Depois, escorra a canjica e coloque na panela de pressão. Cubra com água e deixe cozinhar por 20 minutos após pegar pressão. Em uma panela, adicione milho da canjica já cozido (dispensando a água do cozimento), o leite condensado, leite de côco, creme de leite, côco ralado, canela em pau, pitada de sal, o leite em pó (dissolva no leite antes de colocar na panela para não “empelotar”). Deixe ferver mexendo sempre para não grudar. Quando estiver engrossando amasse a paçoca e adicione. Desligue o fogo quando estiver bem cremosa. Adicione mais paçoca por cima ao servir. Tempo de preparo: 1 hora

CLIQUE AQUI

para acessar as
demais receitas finalistas!

DIVERSÃO

LIVRO

Livro: Motivação 3.0

Autor: Daniel H. Pink

Editora: Sextante

Páginas: 240

Um dos livros mais vendidos e influentes dos últimos tempos, publicado em 37 línguas, Motivação 3.0 mudou a compreensão das pessoas a respeito do que realmente nos move. Muita gente acredita que a melhor maneira de motivar alguém é oferecer algum tipo de recompensa, como prêmios, promoções ou dinheiro. Esta visão está errada, diz Daniel Pink. Segundo ele, o segredo da alta performance e da satisfação está ligado à necessidade essencialmente humana de aprender e criar coisas novas, ter autonomia e melhorar o mundo para nós e para os outros. Examinando os três elementos da verdadeira motivação – autonomia, excelência e propósito – o livro apresenta técnicas inteligentes e surpreendentes para colocar esses princípios em ação.

*Disponível na Biblioteca Pedro Barboza Lopes

MÚSICA

Música: BEACH & REGGAE 2023

Este canal do youtube oferece uma playlists selecionada contendo músicas de sucesso – antigas e atuais – tocadas com arranjos no ritmo do reggae. Ideal para ouvir durante as viagens, no churrasco, na piscina ou no ambiente de trabalho. Deixe-se embalar pela cadência deliciosa do som jamaicano e lembre-se: mantenha sempre a calma!

FILME

Filme: Relatos do Mundo

Direção:Paul Greengrass

RoteiroPaul GreengrassLuke Davies

Elenco:Tom HanksHelena ZengelElizabeth Marvel

Duração: 1h 59min

No ano de 1870, o Capitão Jefferson Kyle Kidd, um viúvo que já lutou em duas guerras, viaja através do Texas lendo notícias do mundo para as pessoas. Ele aceita uma proposta para levar uma menina de 10 anos, Johanna, até seus familiares. Criada pela tribo Kiowa, ela não conhece sua família e tem um comportamento hostil com as pessoas ao seu redor, mas acaba criando um vínculo com Kidd, forçando os dois a lidarem com as difíceis escolhas sobre o futuro. O longa-metragem teve quatro indicações para o Oscar de 2021:  Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora Original.

https://www.netflix.com/br/title/81210670

SÉRIE

Série: Chernobyl

Criação: Craig Mazin

Elenco: Jared Harris, Stellan Skarsgård, Paul Ritter

Nacionalidade:Alemanha Reino Unido

Episódios: 5

Ano: 2019  

A minissérie conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia.  O acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente. Na 71ª Cerimônia do Emmy Awards, Chernobyl recebeu 19 indicações, vencendo nas categorias de "Melhor Minissérie", "Melhor Direção" e "Melhor Roteiro", com os atores, Harris, Skarsgård e Watson, recebendo nomeações por suas atuações.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
42ª edição – julho 2023


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000