Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Olá queridos leitores!

“Saindo do forno” mais uma edição da PBNews, com novo produto, novo diretor comercial da Scania Brasil, novo governo, novos desafios. Mesmo com tantas novidades, alguns valores e conceitos permanecem enraizados na cultura da Rede P. B. Lopes.

Desde a Casa Econômica, fundada em Ibiporã no final dos anos 1930 e início dos anos 1940, o foco sempre foi o atendimento às necessidades do cliente. A loja de secos e molhados de meu avô progrediu junto com a cidade, adequando-se às tendências do momento, como podemos verificar nas crônicas do Seu Pedro e na reportagem jornalística anexa.

O legado de José Lopez Lopez se manteve na P. B. Lopes com foco na qualidade do atendimento, e se estende até a busca de soluções inovadoras, no respeito ao indivíduo, no envolvimento com nossa comunidade e na preocupação permanente com o meio ambiente, como veremos nas matérias especiais que produziremos neste ano. Nesta edição, o destaque é o tratamento adequado dos efluentes líquidos resultantes do processo de manutenção dos caminhões

Acompanhando a evolução da sociedade, buscamos promover a diversidade em nosso quadro de profissionais e nos orgulhamos de ter a primeira mecânica em nossa oficina em Londrina.

Aliás, uma de nossas fortalezas é o nosso time de colaboradores, sendo que dezenas deles tem longo tempo de casa, fato que nos enche de alegria. O reconhecimento pelo trabalho e dedicação deste pessoal merece registro e comemoração nas próximas páginas.

Sejam bem-vindos à 41ª edição da Revista PBNews! Boa leitura!



Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

BOM CONTEÚDO
“A PBNews é cheia de bons conteúdos e a saudade exigiu que eu fizesse uma leitura com muita calma para sentir por mais tempo a lembrança dos bons tempos de Scania. Parabéns para Daniela e Henrique por darem continuidade ao sonho do sempre presente Pedro, ou ao “Pelotas”, como meu filho Rafael o chamava”.
ERIODES BATTISTELLA
Fundador Grupo Codema Battistella, São Paulo (SP)

UM MARCO
“Esta é uma marca muito legal de ser atingida. Só quem trabalha com publicações sabe o quanto é difícil ter conteúdo para a longevidade. A 40ª PBNews está na minha lista de leituras e compartilhamentos.”
LUIZ CARLOS TAONI NETO
Presidente executivo da ASSOBRASC, São Paulo (SP)

INSPIRAÇÃO
"A Revista PBNews está sensacional nesta 40ª edição. As Crônicas do Sr. Pedro sempre tocam meu coração e me inspiram. Seu trabalho árduo e visionário para crescer gradualmente os negócios são uma injeção de ânimo para os novos empresários acreditarem que é possível realizar sonhos e vencer. Gratidão sempre!”
EVA CRISTINA CHAGAS
Bibliotecária P. B. Lopes, Londrina (PR)

INFORMAÇÃO
“Gostei bastante da edição. Achei que transitou muito bem entre as novidades, trazendo como carro-chefe a Fenatran e os novos modelos Super, homogeneizando o passado com as crônicas do Sr. Pedro, a história dos funcionários e os eventos recentes promovidos pela empresa. Material fotográfico e editorial excelente. Muito bom.”
ALISSON SANTOS
Gerente de serviços P. B. Lopes, Dourados (MS)

CURTINDO
“Parabéns pelas quarenta edições. Estou curtindo bastante. Adoro os depoimentos do Pedro, as receitas e a prestação de tantos serviços que a empresa oferece.”
MARGARETH VILLARI
Enfermeira e docente da UEL aposentada, Londrina (PR)

COSTELINHA
“Fiz a receita da costelinha de porco que o João Paulo, vendedor de Dourados, publicou na PB News 40ª edição e ficou show! Muito bom!”
ALZIRA KIYOTA
Empresária, São Paulo (SP)

ESSÊNCIA
“Show, parabéns! Mais uma grande edição linda. A matéria com os três funcionários mais antigos mostra a essência da família!”
ALFREDO HANSEN NETO
Empresário, consultor e ex-Irmãos Lopes, Londrina (PR)

POCKET
“Muito legal e super prática essa versão pocket da Revista pra ler pelo celular. Parabéns pela edição! Adorei as crônicas do seu Pedro, lindas histórias!”
LUIZ GUSTAVO MORESSI DE ANDRADE
Gerente de desenvolvimento de contratos da Scania, Södertälje (Suécia)

LINDA HISTÓRIA
“Linda história! Parabéns pela iniciativa de trazê-la para o nosso conhecimento!”
PAULO ADALBERTO ZANETTI
Diretor Superintendente Cocal, Narandiba/Paraguaçu Paulista (SP)

CADA VEZ MELHOR
“Cada vez melhor tanto no projeto gráfico como no conteúdo, sempre informativo e registrando os fatos importantes da história e da atuação da empresa.”
DANIEL FIOROTTI
Aposentado, São Paulo (SP)

MARÇO AMARELO E LILÁS

A Campanha Março Amarelo e Lilás é dedicada à saúde da mulher. São duas ações importantes de conscientização e prevenção para dois tipos de doenças. O Lilás refere-se ao câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais comum em mulheres e que afeta milhares todos os anos.

A cor Amarela é voltada à conscientização sobre a endometriose, uma doença que afeta 10% da população feminina no país e, embora seja bem comum, ainda é pouco conhecida.

Consulte o ginecologista regularmente!

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS SOBRE O MARÇO AMARELO E LILÁS

ESPECIAL/SOCIOAMBIENTAL

As boas práticas ambientais adotadas pela Rede P. B. Lopes estarão presentes nos próximos números da Revista PBNews. Nesta edição, vamos apresentar as Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos

O conjunto de práticas ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança) está cada vez mais ganhando força e espaço no mundo corporativo. Bem antes de se tornar uma política praticada por grandes empresas, a Rede P. B. Lopes já adotava cuidados ambientais, não somente para o correto atendimento à legislação, mas para manter uma postura consciente sobre os impactos que uma concessionária de caminhões poderia gerar.

“A responsabilidade socioambiental sempre se fez presente na P. B. Lopes. A preocupação com o crescimento sustentável, o cuidado com o meio ambiente e o olhar para a comunidade onde estamos inseridos são nossos compromissos permanentes”, revela Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes. “Estamos sempre à procura de boas práticas, buscando um posicionamento coerente com os princípios ESG.”

A preocupação com as questões ambientais levou a Rede P. B. Lopes a promover diversas iniciativas e neste pacote de ações, o cuidado com os efluentes líquidos tornou-se um ponto de atenção importante. Os efluentes são os resíduos resultantes de atividades como a lavagem de veículos, peças e componentes que podem contaminar o solo e o lençol freático se não forem tratados corretamente.

Lavagem de peças e componentes

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO

A Rede P. B. Lopes possui quatro Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos em operação: elas estão localizadas na filial de Maringá (PR), em funcionamento desde 2015; em Londrina (PR), em atividade desde 2016; na unidade de Três Lagoas (MS) a inauguração em 2021, e a mais recente foi construída em Regente Feijó (SP) em 2022. Uma das vantagens do tratamento dos efluentes é o reuso da água, por exemplo, para lavar calçadas e pisos.

Quem coordena o projeto é a engenheira ambiental Nábila Silva: “A minha função é equalizar todos os setores para o atendimento das exigências de órgãos ambientais, não somente na construção, mas na operação delas, fato que exige treinamento dos colaboradores envolvidos, escolha dos produtos a serem utilizados e planejamento de manutenção, coleta e acompanhamento do funcionamento de cada uma das unidades.”

A engenheira ressalta também que as estações possuem monitoramento por câmeras 24h para garantir a segurança de toda a operação.

A engenheira ressalta também que as estações possuem monitoramento por câmeras 24h para garantir a segurança de toda a operação.

A criação das Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos da Rede P. B. Lopes é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros ambiental e civil, projetistas, fornecedores, chefes de oficina, gerentes e a diretoria da empresa. “Tudo para alcançar a melhor eficiência, com o melhor custo, num menor tempo, sem impactar o atendimento de nossos clientes no momento da construção e confecção dessas unidades”, explica Nábila Silva.

5ª ESTAÇÃO

A expectativa é que neste ano, tenha início a construção da 5ª Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos na filial de Salto Grande (SP). “Nas demais filiais temos o tratamento e a correta destilação com o uso de caixas separadoras de água e óleo, além de coletas trimestrais para verificação da conformidade dos parâmetros estipulados pelos órgãos ambientais. Ter empresas que tenham esta preocupação com o crescimento sustentável é digna de nota e elogio, e a P. B. Lopes é uma delas”, reforça Nábila.



ESPECIAL/SOCIOAMBIENTAL

Municípios e estados podem editar suas próprias normas, sempre seguindo as diretrizes do âmbito federal

Antes de construir as Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos, a Rede P. B. Lopes teve que realizar um amplo estudo para atender às leis, decretos e resoluções de cada um dos três estados onde está presente: Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Cada município ou estado tem sua própria legislação e exigências.

“Algumas de nossas unidades têm na sua licença ambiental de operação parâmetros bem definidos dos valores ou características que os efluentes devem ter, para que possamos destinar ou lançar não só na rede de esgotos, quando essas existem, mas também nos sumidouros (também chamado de poço absorvente)”, esclarece a engenheira ambiental Nábila Silva.

A implantação do sistema de tratamento de efluentes traz impactos positivos imediatos, como a redução do uso da água "nobre", proveniente de poços subterrâneos ou da companhia de água. “O sistema também garante o <b>correto tratamento e eliminação dos focos de contaminação de solo ou água subterrânea, reutilizando e transformando o efluente em água boa e limpa que pode ser utilizada para lavagem de pátio, caminhões, peças e até irrigação.”

EQUIPE AFINADA

Para conseguir êxito no tratamento e na recuperação das águas usadas em processos industriais, além de um bom projeto é preciso o apoio e cooperação de toda a equipe de colaboradores.

“Gostaria de destacar o trabalho de Amarildo de Oliveira, responsável pela estação da filial de Londrina. Estamos em constante desenvolvimento e ele sempre busca o aperfeiçoamento. Para ele, se um tratamento ficou bom, isso não é o suficiente. Ele quer o ótimo e é assim com todo o time, por isso sempre conseguimos os melhores resultados”, conclui Nábila Silva.

Estação de Tratamento da filial de Três Lagoas (MS)

PRODUTOS E SERVIÇOS

Conheça as vantagens da Control Tower, mais um serviço criado pela Scania para diminuir o tempo de permanência dos caminhões nas oficinas

Você sabia que os clientes Scania podem contar com uma torre de controle para tornar a sua operação mais rentável e disponível? A Control Tower é mais uma inovação da Scania, cujo principal resultado é a redução de até 30% no tempo de parada dos caminhões dentro da concessionária.

“A Control Tower funciona para garantir a disponibilidade do veículo. Se o caminhão tem maior tempo livre, maior é o tempo para rodar e garantir a rentabilidade para o cliente”, explica o gestor de conectividade da Rede P. B. Lopes, David Roberto do Carmo Junior.

Através da conectividade é possível criar cercas virtuais em toda a rede de concessionárias Scania no Brasil. Na hora em que o caminhão adentra em qualquer oficina da rede, o serviço permite acompanhar os indicadores de tempo durante todo o processo de atendimento, desde o momento da chegada para realização do serviço, até a volta para a estrada.

“Este serviço está disponível para todos os caminhões que contemplem o Plano de Manutenção Premium. Através da gestão da Control Tower é possível fazer com que o caminhão permaneça o menor tempo nas oficinas Scania para a realização de manutenções, sejam elas corretivas, preventivas ou preditivas.”

Com a Control Tower fica muito mais fácil coordenar o ciclo de manutenção dos caminhões. “Graças à gestão compartilhada entre a Scania e a Rede P. B. Lopes é possível fazer com que o tempo de entrada, de peças e do serviço seja mais ágil”, finaliza o gestor.



NEGÓCIOS

Com quase 22 anos de Scania, Simone Montagna retorna ao Brasil como CEO da área de vendas da montadora. Depois de estar à frente da Scania Rússia, Simone sucede Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira. Simone assumiu o cargo no dia 1º de março.

“Assumo a operação comercial para continuar o brilhante processo de evolução que vinha sendo feito. Temos mais desafios pela frente e de preparar os próximos anos para as novas tecnologias que chegarão. Sabemos que precisamos ofertar soluções que tornem os transportes de cargas e passageiros ainda mais eficientes. Não tenho dúvidas que as recém-lançadas linhas de produtos Proconve P8/Euro 6 e a gama Super propiciarão o menor custo total da operação que já oferecemos no país”, diz Montagna.

“Trabalharemos ainda mais focados na parceria com a nossa competente rede de concessionárias, que vêm fazendo um trabalho fantástico de expansão, investimento, treinamento das equipes e atualização e agilidade do atendimento.”

TRAJETÓRIA

Simone Montagna nasceu em 1973 em Milão (Itália). Estudou Administração de Negócios na Universidade de Pavia. Fez MBA na mesma área pela Universidade de Negócios de Chicago (EUA). Entrou na empresa em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros Itália. Permaneceu no cargo até março de 2006 quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor.

Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO (diretor financeiro) do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, assumiu a direção geral do Scania Banco. Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina. A partir de outubro de 2020 teve, até então, a maior oportunidade da carreira ao se tornar o diretor-geral da Scania Rússia.

“É o maior desafio profissional e pessoal comandar o principal posto da divisão comercial no país. Sou apaixonado por esta terra, tenho um filho brasileiro e profundo respeito pela sua história. Esses quase 10 anos de experiência no Brasil me proporcionaram conhecer clientes de todas as regiões e entender os seus negócios com profundidade. Será um conhecimento valioso no dia a dia”, afirma Simone Montagna, CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

NEGÓCIOS

Rede P. B. Lopes participa da maior exposição do agronegócio do Vale Paranapanema, a Coopershow, em Cândido Mota (SP), e fecha ótimos contratos

A Rede P. B. Lopes levou os caminhões com a mais alta tecnologia do mercado, recém-lançados no Brasil, para a Coopershow, a maior feira de tecnologia agrícola da região do Vale Paranapanema, com sede em Cândido Mota (SP), e apresentou o seu portifólio completo de produtos e soluções.

As estrelas do stand foram o Scania Super RN 500A 6x2, o V8 S620 A 6x2 NA com potência de até 770 cv e o Scania RH 450 A 6x2 NA, sendo este, parte de um lote recém-adquirido pela Coopermota, Cooperativa Agroindustrial de Cândido Mota (SP). Os caminhões de última geração chamaram a atenção do público.

Equipe comercial da P. B. Lopes durante o Coopershow

“Passaram mais de 100 pessoas por dia pelo stand, e registramos 80 visitas com maior relevância, ou seja, pessoas que quiseram entender um pouco mais sobre as possibilidades de aquisição de uma das nossas soluções de negócios”, explica Artur Pereira Lima Junior, gerente comercial da P. B. Lopes Salto Grande (SP).

“Atendemos um público bastante diversificado como pequenos e grandes produtores do agronegócio, operadores logísticos regionais, além de frotistas de outras marcas que tiveram a oportunidade de ter um contato mais próximo com a marca Scania, o que nos possibilitou a prospecção de negócios futuros”, informa.


O cliente Vinicius Gouveia da G.R. Transportes entre Artur Pereira Lima Júnior e Matheus Volpe Cunha

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Cerca de 200 expositores participaram da 16ª edição da Coopershow, realizada de 25 a 27 de janeiro, e apresentaram as inovações voltadas ao campo como máquinas, equipamentos, insumos, produtos de nutrição animal e outros. O evento também contou com palestras ministradas por pesquisadores.

Para a Rede P. B. Lopes, a feira foi uma ótima oportunidade de negócio: “A nossa participação foi excelente. A Coopermota assinou o contrato para a aquisição de mais cinco Scania Super que serão entregues muito em breve. Também comercializamos o veículo exposto na feira, o Scania Super, para a GR Transportes. Durante o evento, prospectamos várias cotas de consórcio”, comemora o gerente da P.B. Lopes Salto Grande (SP).

Caso não consiga abrir
o vídeo, clique aqui.
NEGÓCIOS

A Rede P. B. Lopes realizou no início de fevereiro um Driver Training com os motoristas da Special Dog, indústria de ração para animais de estimação, com sede em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). O encontro teve o objetivo de oferecer orientação personalizada para o aprimoramento na condução dos caminhões Scania.

Nove colaboradores da indústria participaram do evento. “Foi uma entrega técnica com treinamento teórico sobre direção econômica e segura, apresentando as melhores práticas para aproveitamento das tecnologias embarcadas nos veículos Scania”, explica Artur Pereira Lima Junior, gerente comercial da P. B. Lopes Salto Grande.

O Driver Training foi realizado na própria indústria da Special Dog e obteve um excelente aproveitamento. “Excelente foi o termo usado pelo gestor da área, Sr. Murilo Francisco de Jacomo, para resumir a atividade. Fomos muito bem recebidos e a turma de motoristas estava bastante interessada. Foi nota 10!”

O master driver Osvaldo Dias Nishimura durante treinamento para motoristas da Special Dog

CARINHO PARA OS PETS

A Special Dog Company nasceu em 2001 na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Com o desejo de alimentar cães e gatos com alta qualidade e o carinho que eles merecem, rapidamente a indústria alcançou o posto de uma das maiores do segmento no Brasil.

Atualmente está presente em mais de 38 mil pontos de vendas em oito estados brasileiros, Distrito Federal, além da exportação para treze países.

CLIENTES/PERFIL

Empresa Starline transporta turistas com conforto e segurança por todo território nacional e países do Mercosul

A Starline Turismo, com sede em Londrina (PR), é uma empresa especializada em realizar sonhos por meio de viagens de turismo e negócios para todo o Brasil e países do Mercosul. O proprietário Adenilson Alves de Oliveira, 46 anos, está há 22 anos no segmento. “Quando eu era menino, tínhamos uma vizinha que organizava viagens para o Paraguai e sempre que podia eu ia junto para passear”, relembra.

Naquela época, a família de Adenilson morava na cidade de Altônia, região oeste do Paraná. “Em Altônia eu arrumei emprego em um supermercado, mas a infância foi na lavoura. Meus pais trabalhavam como porcenteiros em uma propriedade rural. A gente caminhava 5 km para ir à escola, com chinelinho de dedo e tudo”, relembra o empresário.

Após 10 anos de trabalho no supermercado, Adenilson conseguiu economizar dinheiro suficiente para comprar um ônibus e dar início a um novo projeto. “Comecei levando grupos de compras para o Paraguai e também fiz turismo religioso. Eu sou apaixonado pelo que faço. A gente fica de teimoso, porque gosta mesmo.”

APRENDIZADO CONSTANTE

Adenilson Alves de Oliveira conta que aprendeu muito com os erros e revela que a empresa acelerou o crescimento quando diversificou o serviço e começou a ofertar pacotes. “A Starline Turismo e Fretamento está preparada e legalizada para transportar clientes com conforto e segurança por todo território nacional e Mercosul. Oferecemos atendimento diferenciado com uma equipe treinada e bons motoristas.”

Adenilson é casado com Jane de Freitas Camolesi de Oliveira, sua sócia na empresa. O casal está sempre na estrada, garantindo o melhor suporte aos clientes. Além das viagens para os mais diferentes destinos, a Starline também faz fretamentos para empresas e eventos. “Nosso lema é: prazer em servir!

QUALIDADE SCANIA

A Starline conta com uma frota de sete ônibus, além de outros dois terceirizados, e não para de crescer: “No ano passado compramos nosso primeiro ônibus Scania. O atendimento foi muito bom. O veículo chegou em outubro de 2022 e já rodou o país. Com 30 mil km rodados já fez uma revisão. Não tenho dúvida da qualidade do produto”, conclui Adenilson Alves de Oliveira.

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade!
Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.


O vendedor da P. B. Lopes Regente Feijó (SP) Fabio dos Santos Lima, os clientes Bruno Aparecido da Rocha Tino e Liliane e Lucas G.D. da Silva da J.M. Transportes de Cargas e Distribuição Ltda. e o gerente da filial, Marcelo Bozolan

Os motoristas da Agropecuária Vista Alegre Ltda. Junior Agostinho Deneia, Rafael Eduardo da Costa e Cleison Agneli com o vendedor da P. B. Lopes Regente Feijó (SP) Fabio dos Santos Lima

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO/EVENTO

Com o objetivo de festejar, fortalecer relacionamentos e promover negócios, a Rede P. B. Lopes realizou em dezembro mais dois “Encontro de Amigos”, reunindo clientes da região do norte do Paraná.

No dia 06, a confraternização foi na cidade de Goioerê (PR), com um delicioso churrasco na chácara da Transmedeiros Transportes. Num clima agradável e com muito bate-papo, os transportadores da região conheceram as novas oportunidades de consórcio e outros produtos Scania.

GOIOERÊ (PR)


MARINGÁ (PR)

No dia 08 de dezembro, o “Encontro de Amigos” foi realizado em Maringá (PR), na área de lazer da P. B. Lopes, com a participação de clientes da região de Umuarama (PR) e Cianorte (PR), que foram recepcionados com o tradicional churrasco. Foi um momento de descontração e prospecção de negócios.

“Os clientes puderam conhecer melhor a ferramenta do consórcio, um investimento planejado e inteligente para renovação da frota, e ainda com oportunidade de promoções, como a pescaria na Argentina e o sorteio de caminhões, dependendo do grupo que o cliente escolher”, informa Patrícia Peres Sartori Belmonte, assistente comercial da P. B. Lopes Maringá.

CONSÓRCIO

Scania lança consórcio com quatro modelos Top de Linha; veículos serão entregues com documentação e IPVA pagos

Dentro da jornada de sustentabilidade, com caminhões mais econômicos e eficientes, a Scania Consórcio não poderia ficar de fora e lançou um plano para premiar quatro clientes com caminhões Scania, dois deles da novíssima série Super.

Nesta campanha, o consórcio vai sortear quatro caminhões entre 400 clientes. Os veículos serão entregues emplacados, com documentação e IPVA pagos, prontos para rodar. As cotas ganhadoras continuam participando normalmente das assembleias mensais, ou seja: com uma cota, o cliente pode ganhar dois caminhões. Serão sorteados 1 Scania Super R560 6x4, 1 Scania Super R460 6x2, 1 P370 4x2 e 1 P360 8x2.

“O Scania Consórcio é uma modalidade de aquisição extremamente inteligente, que permite ao cliente planejar e manter sua frota atualizada. Mas queremos mais, oferecendo desde a possibilidade de participação nos eventos até ganhar, isso mesmo, ganhar caminhões da Scania”, afirma Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.

CONFIRA OS DETALHES AQUI

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

O começo em Ibiporã

O ano de 1938 trouxe um grande desafio para meus pais: começar uma nova vida em um lugar totalmente inexplorado. Ibiporã era um pequeno povoado, vizinho a Londrina, formado por casas de madeira e um modesto comércio que se concentrava na via central, denominada Avenida Paraná. Era distrito da comarca de Jataizinho e tempos depois passou a pertencer à comarca de Sertanópolis.

O endereço de Seu José e Dona Amélia era a esquina da Avenida Paraná e a atual Avenida André Sert. Ali havia uma casa simples de madeira, de propriedade do sogro Manoel, que a alugou para o casal. Para começar a vida, meu pai recebera de Papapedro a irrisória quantia de 50 mil Réis.

No final dos anos 1930 e início dos anos 1940, o comércio começava a dar os primeiros passos no distrito de Ibiporã. Naquele ano foi aberta a primeira farmácia do povoado. O local contava ainda com uma sapataria, a famosa Casas Pernambucanas, uma selaria e alguns botequins. Nada mais.

Como sempre fora um visionário, meu pai sabia que poderia vencer mais rapidamente em um lugar menor, onde as oportunidades são mais visíveis, onde tudo estaria começando. E Ibiporã se apresentava como um campo aberto, um bom lugar para recomeçar a vida. Mas agora de forma independente, sem os pais e os irmãos. Ao seu lado, apenas a esposa Amélia.

Na nova morada, seu José abriu uma porta para a rua e começou a vender secos e molhados, assim como ocorrera em Pedregulho quando ainda era moço. Para oferecer outros produtos à freguesia, passou a comercializar carnes de boi e porco, que ele mesmo abatia.

Nos fundos do imóvel, uma frondosa paineira abria sua copa sobre o quintal de chão batido. Ali meu pai trazia o animal, amarrava-o no tronco da árvore e com uma faca sangrava o bicho.

Dos animais, papai aproveitava quase tudo: separava as melhores peças para vender e, com a ajuda de minha mãe, fazia linguiça, torresmo, derretia banha de porco, acondicionava em latas de vinte litros, e lá mergulhava peças de lombo suíno pronto. Era a única forma de conservar as carnes por mais tempo. Nas refeições, era só “pescar” um naco de carne daquela lata e esquentar na frigideira.

Na luta diária para manter o comércio, mesmo com poucos recursos, meu pai era incansável. Diante das dificuldades, não esmorecia. Certo dia, meu avô Manoel foi a Ibiporã receber o aluguel. Ele era um português “daqueles”. Na chegada foi anunciando:

– Eu vou vender a casa e se você quiser continuar aqui terá que comprá-la.

Como eu já disse, meu avô era um português “daqueles” e enxergava meu pai apenas como um agregado.

Como de costume, silenciosamente meu pai ouviu o anúncio do sogro. Pensou no assunto e decidiu comprar a casa. Comprou, pagou o Seu Manoel e na semana seguinte mandou derrubar a velha morada. Era o espanholzinho fazendo pirraça para o sogro português.

Em seguida, começou a erguer ali dois imóveis: uma casa de madeira para o casal morar e uma edificação em alvenaria para o comércio. Ao demolir a antiga casa do sogro, papai quis demonstrar a sua grande força de vontade para vencer os obstáculos. Meu pai era um homem de atitude.


MEIO AMBIENTE

Nova área de lazer da cidade foi contemplada com o programa ambiental criado pela Rede P. B. Lopes

Isaac Hutter Horikawa Pereira

A praça que a Prefeitura de Cambé (PR) está construindo na Av. Marcelino Gonzales, no Jardim Ana Rosa, um dos mais tradicionais da cidade, vai contar com um “Bosque dos Ipês”. No dia 09 de fevereiro, um grupo de colaboradores da P. B. Lopes Londrina (PR) fez o plantio de 30 mudas de ipês no local. Em alguns anos, depois que as mudas se desenvolverem, as árvores vão garantir sombra e beleza aos moradores do bairro.

O Programa Bosque dos Ipês foi criado pela Rede P. B. Lopes em setembro de 2021, com o objetivo de aumentar as áreas verdes em todo o seu território de atuação, promovendo a distribuição e o plantio de mudas de ipês. A iniciativa atende empresas, clientes, prefeituras e escolas. Ao todo, já são sete Bosques dos Ipês implantados no Paraná e São Paulo.

“Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cambé, que tem o objetivo de arborizar todas as praças da cidade, fizemos o plantio de 30 mudas”, informa Mirela Rigobello, assistente comercial da P. B. Lopes Londrina. “Também faremos o plantio em outros locais, que ainda estão em definição.”

Delvail Gomes da Prefeitura de Cambé com os colaboradores da P. B. de Londrina: Amarildo de Oliveira, Angel Domingues Alves, Isaac Hutter Horikawa Pereira e André Luiz Marchetti

ESPORTE E LAZER

A nova área de lazer de Cambé vai ter uma unidade da Arena Meu Campinho, construída em parceria com o governo do Paraná, composta de um campo de futebol de grama sintética, arquibancada, uma quadra de basquete 3×3 e pista para caminhada. O local está sendo totalmente revitalizado e ainda vai ganhar um parquinho e uma academia ao ar livre. A previsão é de que a obra esteja pronta em seis meses.

MEIO AMBIENTE

IPÊS NA CHÁCARA

O colaborador Afonso Miguel Pires, da P. B. Lopes Londrina, plantou cinco mudas de Ipê na Chácara Rancho Sol Nascente, na cidade de Fartura (SP). A propriedade de 1.200 metros quadrados é da família, conta com várias árvores frutíferas e fica nas margens da represa da Usina Hidrelétrica Chavantes, no sudoeste do estado de São Paulo.

SEMEANDO O FUTURO

A distribuição de mudas é uma das principais ações do Projeto socioambiental Ipê Amarelo, da Rede P. B. Lopes e envolve colaboradores e gestores de todas as filiais. O objetivo é incentivar as pessoas a plantar árvores, no campo ou na cidade, para garantir equilíbrio térmico e abrigo para a fauna silvestre.

MEIO AMBIENTE

Além de gerar sombra, o Ipê ainda distribui beleza com suas lindas flores. No período da floração, a árvore apresenta uma peculiaridade: fica totalmente sem folhas, que dão lugar às flores – amarelas, brancas ou roxas.

A muda de Ipê pode ser feita de maneira simples e uma das possibilidades é através de sementes. Siga o passo a passo e faça você mesmo as suas mudinhas.


MEIO AMBIENTE

O videocassete que nos permitiu rever tantas memórias está fora de uso, a TV não tem mais conserto e o smartphone ficou ultrapassado. Hoje em dia, esta situação é muito comum na casa de qualquer pessoa.

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas e se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e o lençol freático, colocando em risco a saúde pública. O solo contaminado pode ser prejudicial à saúde de animais e plantas e os produtos cultivados naquela terra acabarão também contaminados.

A boa notícia é que o descarte correto de aparelhos obsoletos ou quebrados continua aumentando em todo mundo, segundo os números do Monitor Global de Lixo Eletrônico da ONU. A reciclagem desses produtos, além de reduzir o impacto ambiental, serve de matriz para a indústria da logística reversa, contribuindo com o crescimento sustentável de comunidades.

Se você possui estes equipamentos em casa, mas não sabe como descartá-los, perceba que pode estar desperdiçando matéria-prima preciosa e perdendo a oportunidade de colaborar com um mundo mais sustentável. Veja onde levar seu lixo eletrônico em cada uma das cidades onde a Rede P. B. Lopes está presente.



NOTÍCIAS DA CASA

A cerimônia de casamento é a realização de um sonho. Não foi diferente para os noivos Nicole Karla Galdino Paganini e Willian Fernandes Paganini, que alimentava um desejo muito especial: ver sua noiva chegando a bordo de um caminhão Scania.

O casal mora em Rolândia (PR) e o casamento ocorreu no dia 01 de outubro de 2022, em uma propriedade rural. “Willian é motorista, ama caminhão Scania e acabou passando esta paixão para mim também. Ele sempre me falava que quando a gente se casasse, queria me ver entrando de caminhão”, conta Nicole, que trabalha com desenvolvimento de pesquisa e comércio exterior.

A noiva relembra que além de liberar o caminhão Scania para o casamento, a concessionária ainda presenteou o casal com uma linda cesta com champagne, bombons e uma carta que deixou o casal ainda mais feliz.

Os noivos Nicole e Willian com a cesta enviada pela P. B. Lopes

“A presença do caminhão foi maravilhosa, mas teve um elemento surpresa: quando o caminhão chegou para me pegar no salão, ele trazia os nossos nomes adesivado no alto do para-brisa, e isto foi mágico para nós!”, festeja Nicole.


CURTA O ENLACE

NOTÍCIAS DA CASA

Foi em uma reunião diária com a equipe da oficina que surgiu a ideia. “Alguns mecânicos estavam comentando sobre os filhos, que tinham curiosidade em saber mais sobre a rotina de trabalho dos pais nas oficinas da concessionária”, relembra o supervisor de serviços da P. B. Lopes Campo Grande (MS), Juliano Aparecido Barbosa.

Ele levou a ideia para a supervisora administrativa Mariana Rebouças e juntos organizaram um evento para que filhos, sobrinhos e netos de mecânicos pudessem conhecer o local de trabalho mais de perto.

Para celebrar o Dia do Mecânico no dia 20 de dezembro, alguns dias antes, na manhã de sábado do dia 17 de dezembro, não somente a filial de Campo Grande (MS), mas todas as casas da Rede P. B. Lopes abriram suas portas para receber as crianças e jovens, ávidos por vivenciar um pouco da rotina destes profissionais.

Ao todo, a Rede P. B. Lopes recebeu mais de 70 convidados de 56 famílias. “Aqui em Campo Grande foram 26 crianças entre 7 e 12 anos. Eles foram recepcionados com um lanche, depois conheceram toda a oficina, sala de montagem, ferramental, e ainda puderam passear de caminhão pelo pátio da empresa”, relata Juliano.

AMBIENTE FAMILIAR

O supervisor conta que na Rede P. B. Lopes, a cultura de empresa familiar sempre foi algo presente. “Trazer os filhos, sobrinhos e netos ajudou a estreitar ainda mais os laços. Depois do evento, ouvimos muitos colaboradores dizendo que os pequenos querem ser mecânicos também, ou fazer engenharia para trabalhar com o pai. Foi uma ação muito positiva, algo que deixou nosso time de mecânicos muito orgulhoso do trabalho que realiza”.








CAMPANHA SUPERAÇÃO

O meio oficial mecânico Diego Aparecido da Costa Branco, do Posto de Serviços da P. B. Lopes Ladário (MS), foi o grande felizardo do sorteio da Campanha Superação e ganhou uma motocicleta Honda CG 160 Fan 0 Km.

O sorteio da motocicleta foi o ponto alto da festa de confraternização da Campanha Superação, iniciativa criada pela Rede P. B. Lopes para fomentar a venda de peças e serviços. A comemoração foi realizada no dia 14 de janeiro e reuniu colaboradores, familiares e diretores da concessionária. Durante a festa, também foram sorteados eletroeletrônicos e prêmios em dinheiro.

José Henrique de Souza Gomes e Daniela de Andrade Lopes Gomes, o mecânico Diego Costa Branco, Fernando Rodrigues e Fábio Henrique Rezende

“Fui confiante que poderia ganhar algum prêmio, só não imaginava que seria a moto”, comemora Diego da Costa Branco. “Na hora que saiu o meu nome, foi um misto de emoções muito grande. A emoção foi tanta que eu não sabia como reagir, agradeci muito a Deus e à P. B. Lopes por me proporcionar um momento único e tão especial.”

Diego da Costa Branco é solteiro, tem 27 anos, e trabalha na P. B. Lopes Ladário (MS) há dois anos. Embora tenha ganhado a motocicleta no sorteio, ele não se considera um pé quente: “Eu não tenho sorte em jogo, então prefiro acreditar que foi Deus. A moto vai ficar para meu uso, vai ser o meu xodó para o resto da vida.”

CAMPANHA SUPERAÇÃO

Na Campanha Superação, quando os colaboradores atingem as metas, eles recebem prêmios e bonificações em dinheiro. No 2º semestre de 2022, o grande destaque da campanha foi o Posto de Serviços de Ladário (MS).

Segundo Fernando Rodrigues, gerente do setor de peças e serviços da Rede P. B. Lopes, a Campanha Superação atingiu seu objetivo: “Mantivemos a garra para o segundo semestre da Campanha Superação Plus de 2022 e o resultado foi ótimo. O Posto de Serviços de Ladário (MS) superou seu objetivo e conseguiu levar o prêmio máximo do semestre, a tão esperada moto.”

NOTÍCIAS DA CASA

O ano de 2022 terminou com uma bela confraternização em todo o território da Rede P. B. Lopes. Cada filial se esmerou em promover uma festa que representasse a conclusão de muito trabalho, conquistas e avanços.

Algumas filiais optaram por fazer a festa em buffets, outras em chácaras, casa de festas e restaurantes. “Tivemos um ano de muito empenho e foco de nossos colaboradores, e no final do ano quisemos que a celebração fosse em grande estilo e com a presença de todos os familiares”, conta a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.










NOTÍCIAS DA CASA

Dentro da programação de festas de fim de ano que movimentaram as filiais da Rede P. B. Lopes, um dos pontos altos foi a homenagem prestada aos funcionários mais antigos.

Colaboradores com 5 anos até 40 de casa tiveram seu reconhecimento com a entrega de troféus e medalhas, além do agradecimento por parte de toda a diretoria presente: Daniela de Andrade Lopes Gomes, José Henrique de Souza Gomes e Antonio Zapatosni.

Antonio Zapatosni entre Felipe Haas e José Henrique de Souza Gomes

Rosemary Rozin Hansen

Edneia da Silva Viana entre Antonio Zapatosni e José Henrique de Souza Gomes

Alisson de Souza Cirino Com Felipe Haas e Antonio Zapatosni

Laercio Jorge Gonçalves com Daniela de Andrade Lopes Gomes

Daniela e Lúcia Nathalia de Souza Alves

A diretora Daniela com Luiz Carlos Onofre

José Henrique de Souza Gomes, Marcelo Bozolan e Antonio Zapatosni

Mariana Rebouças, Fátima Acosta e Fábio Henrique Rezende

Daniel Vieira Duarte entre Luiz Mario Nogueira Nantes e José Henrique de Souza Gomes

Adão Miguel Dionizio Júnior e José Henrique de Souza Gomes

NOTÍCIAS DA CASA

A mecânica Beatriz Rodrigues, da P. B. Lopes Londrina (PR), foi uma das atrações do programa Destaque, da Rede Massa (SBT), do dia 20 de fevereiro. Ela foi entrevistada ao vivo pela apresentadora Iza Bicalho e falou um pouco sobre a profissão de mecânica de veículos pesados, uma atividade realizada predominantemente por homens.

Outra atração do programa matinal de Tv foi o caminhão Scania P 280 6X2: A apresentadora Iza Bicalho chegou a bordo do caminhão, dirigido pelo master driver Sérgio Luiz André Gonçalves, causando o maior impacto.



QUER VER COMO FOI?

VEJA A ENTREVISTA

NOTÍCIAS DA CASA

A Rede P. B. Lopes promoveu mais uma edição da Gincana Solidária para arrecadação de material escolar para alunos do Ensino Fundamental I que frequentam escolas públicas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Colaboradores de todas as filiais participaram ativamente da competição, focados em angariar unidades e kits completos. Cada item contava com uma pontuação específica e todas as filiais concorreram a prêmios.

O resultado foi muito positivo: Foram arrecadados 137 kits completos e 275 itens avulsos, que vão beneficiar centenas de estudantes.

Com base nos números, foi possível eleger as três filiais campeãs da gincana. O 1º lugar ficou com a filial de Regente Feijó (SP) com 12.330 pontos acumulados, e um relógio Smartwatch Amazfit GTS como prêmio; em 2º lugar, Londrina (PR) com 7.152 pontos, e uma Alexa 4ª geração com relógio; e em 3º lugar ficou a Matriz com 4.284 pontos, ganhando como prêmio um jantar com acompanhante.


ESCOLAS BENEFICIADAS PELA GINCANA SOLIDÁRIA P. B. LOPES




Eliana Cristina de Souza com o balconista Andre Igor Sanchez Silva da P. B. Lopes Regente Feijó (1º lugar)

Daniela de Andrade Lopes Gomes e Francyelle Martins dos Santos Moura da P. B. Lopes Londrina (2º lugar)

Lara Íris Buzaneli Badan da P. B. Lopes Matriz (3º lugar) com o esposo, David William Badan

NOTÍCIAS DA CASA

No Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, as colaboradoras da Rede P. B. Lopes foram presenteadas com flores, para celebrar a importante data.

SOCIAL

SELO EMPRESA AMIGA

A Rede P. B. Lopes recebeu do Plantão Sorriso, programa que leva a alegria do palhaço para pediatrias de Londrina (PR) há 27 anos, o Selo Empresa Amiga do Plantão. A concessionária recebeu o prêmio no dia 14 de março, durante o evento "Balanço mas não cai", que apresenta o balanço anual das atividades realizadas pelo grupo.


NASCEU!

Esperado e amado, Otto Pereira Barbosa, filho do analista de Marketing da P. B. Lopes, Julio Cesar dos Santos Barbosa e Francislaine Pereira da Silva, chegou ao mundo no dia 17 de dezembro de 2022, cheio de saúde e lindeza! Parabéns aos pais!!!


FELICIDADE

Quem anda sorrindo à toa é Marcos Roberto Crescencio, da reformadora da P. B. Lopes Londrina (PR). O motivo é a neta, Livia Crescencio de Oliveira, que chegou no dia 03 de janeiro, para a felicidade de toda a família!


FOFURA

Outro vovô novinho é o Edivaldo Rubens Dos Santos, que trabalha na reformadora da P. B. Lopes Londrina (PR), que está em estado de pura alegria com a chegada da neta Chloe Soares Santos Maciel. Chloe nasceu em 10 de junho de 2022 e encanta com sua simpatia e fofura!



MAIS UM AVÔ

O diretor da Rede P. B. Lopes, Antonio Zapatosni, também estreou na ala dos vovôs no dia 06 de maio de 2022, quando a neta, Victória Aparecida Mendes Zapatosni, chegou para encantar a todos. Parabéns vovô Antonio! Desejamos muita saúde e alegrias para a pequena!


AGRO

Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, promove confraternização para comemorar bons resultados

A Fazenda Dona Amélia, situada em Nova Andradina (MS), realizou uma bela festa de fim de ano reunindo mais de 150 convidados entre colaboradores, familiares, clientes, prestadores de serviços e fornecedores. A confraternização durou o dia todo, embalada por uma dupla sertaneja e um saboroso churrasco.

A criançada se divertiu nos brinquedos infláveis e ainda participou do show de prêmios. “Depois de dois anos sem eventos na Fazenda Dona Amélia, no final de 2022 confraternizamos em grande estilo. A fazenda proporcionou uma confraternização maravilhosa para todas as famílias e parceiros”, conta a administradora Márcia Chink.

Todos os cuidados foram tomados para a realização do evento: “Realizamos a festa em local aberto, com muita ventilação. Tudo muito bem organizado e lindo, com ônibus locado para trazer os colaboradores e familiares da Fazenda Silvana (arrendada pela Dona Amélia), dobrando o número de participantes. Parabéns a todos os envolvidos, e que 2023 seja de arrasar novamente!”.

RECEITAS

O excelente cardápio para a Sexta-feira Santa, que neste ano será no dia 07 de abril, vem diretamente da cozinha da Marinez Battini, gerente financeira da Rede P. B. Lopes: “Eu aprecio muito este prato, mas quem faz a receita é o meu marido, Adil Mustapha Kassem.”

Vamos aproveitar a dica? Que tal?

INGREDIENTES

- 3 lombos de bacalhau dessalgados

- 750 ml de leite

- 1 fio de azeite de oliva

- 200g de cebola picada

- 500g de batatas sem casca em cubos pequenos e fritas

- 200 ml de nata (ou 500 ml de creme de leite fresco)

- Sal, pimenta-do-reino e salsinha picadinha a gosto

- Parmesão ralado para polvilhar


MODO DE PREPARO

- Cozinhe o bacalhau no leite por 10 minutos. Reserve o leite e desfie o peixe em lascas, retirando pele e espinhas. Reserve.

- Aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Junte o bacalhau desfiado, a batata frita, a nata e o leite reservado e cozinhe por uns 15 minutos ou até obter um creme.

- Tempere com sal (se necessário), pimenta-do-reino e salsinha a gosto e transfira para um refratário.

- Polvilhe parmesão a gosto e leve ao forno médio preaquecido (200°C) por 15 minutos ou até gratinar.


DIVERSÃO

LIVRO

O FIO DA VIDA
Autor: Kate Atkinson
Editora: Globo Livros
Páginas: 536
E se você pudesse mudar as escolhas da sua vida? E se ao nascer de novo, refazendo sua trajetória, pudesse mudar o destino de outras pessoas e até o curso da história? É esse fascinante jogo com o tempo que permeia a narrativa de Ursula, a personagem principal de “O fio da vida”, livro da escritora britânica Kate Atkinson. Vencedor do Costa Book Prize, "O fio da vida" transformou-se em fenômeno de crítica e de público. Na trama, Ursula parece viver em um eterno déjà-vu. Às vezes, sabe o que alguém vai dizer antecipadamente. Ou prevê um incidente banal que vai acontecer. Fica confusa entre o que é real ou não. Sua família vive no interior da Inglaterra. Uma das criadas acha que Ursula tem um sexto sentido. A tia a considera uma pequena vidente. (Disponível na Biblioteca Pedro Barboza Lopes)

MÚSICA

BOIADEIRA
Artista: Ana Castela
Produção Musical: Eduardo Godoy
Ana Castela recebeu a grata notícia de que foi a artista mais ouvida do Spotify de fevereiro de 2023, ultrapassando a eterna Marília Mendonça, da qual Ana é muito fã. O ranking que é disponibilizado pelo For Artists, da própria plataforma, indicou que “Boiadeira” foi a música mais executada do mês, junto com as outras que circulam com a sua voz, entre elas, Pipoco, Dona de Mim e Nosso Quadro. Ana Castela colhe os frutos de muito trabalho, está com a agenda de shows lotada, e com apenas 19 anos soma mais de 11,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 5 músicas no TOP 30 do ranking Brasil.

FILME

OS FABELMANS
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Gabriel LaBelle, Michelle Williams, Paulo Dano
Duração: 2h 31min
Steven Spielberg retorna à própria infância com a direção de “Os Fabelmans”, filme biográfico de um dos maiores cineastas da história do cinema. Em Os Fabelmans, o jovem Sammy se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver "O Maior Espetáculo da Terra". Munido de uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros - e sobre nós mesmos. Trata-se de uma história baseada na própria infância de Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.

SÉRIE

OZARK
Criação: Bill Dubuque, Mark Williams
Elenco: Jason Bateman, Laura Linney, Julia Garner
Temporadas: 4
Depois que um esquema de lavagem de dinheiro com o cartel mexicano dá errado, o consultor financeiro Marty Bird (Jason Bateman) promete ao líder do tráfico que consegue elaborar um plano ainda maior. Mas quando ele se muda para os arredores do lago de Ozark com sua esposa Wendy (Laura Linney), eles descobrem um lado obscuro e selvagem do capitalismo, pois naquela parte do estado do Missouri, eles não serão os únicos lavando dinheiro ilegal. Marty e Wendy acabam se afundando cada vez mais fundo nesse mundo sombrio das drogas e se veem presos entre poderosos chefões do crime organizado. Para proteger sua família, os dois decidem fazer o que for preciso, mesmo que tenham que utilizar violência.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
41ª edição – março 2023


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Débora Cestari Moreno - Emilia Miyazaki - Júlio César dos Santos Barbosa - Milton Antunes

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000