Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

A perspectiva de utilizar um combustível limpo, que não provoque danos ao meio ambiente, vem sendo festejada pela Rede P. B. Lopes. O diesel, que se consolidou durante séculos, está dividindo o espaço com outras matrizes e a mudança energética parece ser inevitável.

A Scania tem conduzido suas ações em direção à sustentabilidade, com o compromisso de reduzir a emissão de carbono nas operações e nos veículos junto aos clientes. Desde 2020, estamos oferecendo veículos a gás, uma tecnologia segura e com grande potencial.

Cidades como Presidente Prudente (SP), por exemplo, demonstram interesse em ter em sua frota essas novas tecnologias, como o caminhão movido a gás destinado à coleta de lixo. Com um motor mais limpo e silencioso, é perfeito para o trabalho em áreas urbanas.

Outro destaque desta edição é a nossa participação no Top Team, competição mundial que envolve mecânicos e técnicos de toda rede Scania. A P. B. Lopes inscreveu 21 equipes na competição e três se classificaram entre as 10 melhores equipes do país.

Estamos muito felizes com essa conquista e o resultado mostra que estamos no caminho certo, sempre investindo na capacitação de nossa equipe e na busca pela excelência no atendimento aos nossos clientes.

Destaque também para os bons exemplos inspirados em nosso projeto sócio ambiental Ipê Amarelo: o médico Frederico Miola Martinello, filho do colaborador Haroldo Martinello, plantou uma muda de Ipê numa praça de Sorocaba (SP), como uma forma de agradecer à cidade que me acolheu quando fazia residência. E o professor Paulo Ramires Rizzo, de Embu das Artes (SP), está produzindo mudas de Ipê. Com carinho e dedicação, já formou mais de 300 mudas.

Boa leitura!



Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

MODERNA
“Que revista linda! Moderna, na palma de nossas mãos, com uma excelente comunicação visual. Parabéns! Como sempre em alto nível!”

RODRIGO CLEMENTE
Diretor comercial do Consórcio Scania, São Bernardo do Campo (SP)

MUITO BOA
“Acho a Revista PBNews muito boa. Hoje o celular é uma ferramenta de trabalho, então ter acesso à revista na palma da mão facilita demais. Achei muito bonita a homenagem para as mulheres. Parabéns!”

AGNALDO DOS SANTOS OLIVEIRA
Cliente P. B. Lopes da AGN Transportes, Ourinhos (SP)

CAUSOS
“Adorei a história de Partaloa. Seu Pedro e eu fomos muito amigos e sempre nos demos muito bem. Ele adorava contar histórias e ‘causos’, por isso tenho certeza de que o livro será um sucesso. A revista está excelente, parabéns pela qualidade na forma e no conteúdo!”

JOSÉ PAULO MOUTINHO FILHO
Ex-advogado da ASSOBRASC, São Paulo (SP)

COMPROMETIMENTO
“Estou gostando, achando muito interessante, principalmente os depoimentos dos funcionários: está dando para notar o alto grau de comprometimento. Gostei de conhecer história de vida da Daniela: a passagem do setor de turismo para a área empresarial, que me pareceu tranquila, ‘pois estava no seu DNA’!”

DOIA SCHIETTI
Corretora de imóveis, Londrina (PR)

VALORIZAÇÃO
“Uma empresa empreendedora e de qualidade! Adorei os bonés! Amei a valorização das mulheres, a capacitação, o interesse pelo crescimento individual e coletivo, e o esforço planejado e sistemático!”

FAEZEH BEHROUZI
Empresária, Indaiatuba (SP)

IDENTIFICAÇÃO
“Me identifiquei com o relato da diretora Daniela. É exatamente o que sempre senti: ‘...recebeu uma educação para ser autossuficiente e independente’. ‘Eu nunca parei para pensar: eu sou mulher, por isso, não posso fazer tal coisa. O fato de ser mulher nunca foi uma questão para mim.’”

MARIANA MARQUINE SARTORIO ARMAROLLI
Gerente de engenharia Rede P. B. Lopes, Londrina (PR)

GRATIDÃO
“Quando se quer visitar valores humanos busca-se os ‘livros das virtudes’, escritos por raros escritores; mas, quando se quer realçar os Trabalhos Virtuosos no Bem, produzidos por muitas pessoas do cotidiano nos mais variados setores, vamos encontrá-los estampados lindamente na Revista PB News, merecedora de todos os parabéns e brilhos, onde a alma forte, otimista, construtora, amorosa e valorosa do ‘seu’ Pedro continua regendo e impulsionando os trabalhos dignos de serem seguidos, através de seus descendentes, particularmente da filha Daniela. Emocionei-me e alegrei-me às lágrimas ao recordar Partaloa, na casa do primo/tio do Sr. José, pai de Pedro, onde provei a mais doce uva-passa degustada de uma videira plantada no quintal de uma das regiões mais secas que conheci, todavia, regada de amor incondicional no encontro fraterno e harmonioso que fez ‘parar’ o pequeno povoado sedento de notícias parentais… Gratidão, querida Dani, por devolver-me a doçura daqueles momentos passados na maravilhosa Espanha, e de sentir forte e profundamente os abraços das almas amadas que nunca partiram, só voltaram à Casa do Pai. Belíssima produção, persista enaltecendo o Valor dos Trabalhadores de sua nobre empresa. Abraços e beijos.”

SONIA JANENE
Professora aposentada, Londrina (PR)

CONVIVÊNCIA
“É sempre um prazer renovado saber das atividades da P. B. Lopes. Rememora a excelente convivência e aprendizado.”

MANUEL GOMES
Ex-Diretor da Irmãos Lopes, Cuiabá (MT)

APRENDIZADO
“As informações da revista são sempre um aprendizado para o leitor, com assuntos importantes da marca Scania e mostrando o quanto a empresa P. B. Lopes preza por um atendimento qualificado junto ao cliente. Amei a produção do boné para mulheres, e também depoimento de Daniela, passando pelo segmento Turismo, até o convite de seu pai Sr. Pedro para trabalhar na P. B. Lopes. Aplauso especial para a Crônica do Seu Pedro.”

URLÉIA BOZOLAN
Esposa do gerente Marcelo Bozolan, Regente Feijó (SP)

JULHO AMARELO
CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO À HEPATITE VIRAL


A campanha Julho Amarelo destaca a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite viral,

doença que pode ser prevenida por meio de vacinação, cuidados com a higiene e relações sexuais protegidas. As hepatites virais representam um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo e, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), mais de 1,5 milhão de pessoas têm hepatite, mas apenas cerca de 300 mil sabem disso.

Previna-se! Use preservativos nas relações sexuais; não compartilhe objetos de uso pessoal; exija sempre materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, consultórios médicos etc.; lave as mãos; lave bem os alimentos.

doença que pode ser prevenida por meio de vacinação, cuidados com a higiene e relações sexuais protegidas. As hepatites virais representam um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo e, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), mais de 1,5 milhão de pessoas têm hepatite, mas apenas cerca de 300 mil sabem disso.

Previna-se! Use preservativos nas relações sexuais; não compartilhe objetos de uso pessoal; exija sempre materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, consultórios médicos etc.; lave as mãos; lave bem os alimentos.

CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE O JULHO AMARELO

ESPECIAL

O Caminhão Scania P 280 4x2 com motor a gás, mais silencioso, é ideal para a coleta do lixo; modelo foi apresentado à cidade de Presidente Prudente (SP) pela Scania e P. B. Lopes

Os diretores da Rede P. B. Lopes José Henrique e Daniela de Andrade Lopes Gomes com o prefeito Ed Thomas. Também na foto, assessores e secretários da prefeitura de Presidente Prudente, equipe da P. B. Lopes e da Scania.

Diretores da Rede P. B. Lopes e representantes da área de Sustentabilidade da Scania demonstraram, no mês de abril, para a prefeitura de Presidente Prudente (SP), o novo modelo de caminhão a gás destinado à coleta de lixo residencial. Prefeito, secretários e assessores conheceram as vantagens do veículo, tiraram dúvidas e ficaram empolgados com a possibilidade de tê-lo na frota municipal.

Presidente Prudente, situada no oeste paulista, conta com um grande aliado para receber o veículo a gás, pois está localizada próxima à Usina Cocal, que produz biometano a partir de subprodutos da cana (saiba mais sobre o trabalho da Usina Cocal na edição 36ª da PBNews). Além disso, a região está com o gasoduto na fase final de implantação.

“Agora é buscar recursos para deixar a cidade em simetria com a vida. Temos que cuidar da vida das pessoas, dando um destino final ao lixo, e temos que acompanhar essa evolução. O futuro é hoje”, explica o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas. “A Scania é uma marca com grande confiabilidade e precisamos fazer investimentos como esse, em nome do meio ambiente. Aproveitar todo o rejeito que produzimos e transformar em energia sustentável, pensando em uma cidade inteligente.”

O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza, também apoia a iniciativa. “Estamos vendo uma realidade muito próxima, com a Cocal fornecendo o biometano e as emissoras chegando à cidade. Tendo conhecimento dos veículos, aquilo que era distante começa a se tornar realidade.”


COMBUSTÍVEL LIMPO

A perspectiva de trabalhar com um combustível limpo, proveniente da vinhaça e da torta de filtro da cana de açúcar, como no caso da Usina Cocal, sem causar impactos negativos ao meio ambiente, vem sendo celebrada pela Scania.

“São iniciativas como está que estamos buscando fomentar. Se esta operação for adiante, será uma vitrine para o Brasil. Em abril de 2020 começamos a comercializar veículos a gás, e hoje temos mais de 600 vendidos. O diesel é um combustível consolidado há séculos, mas estamos buscando a mudança. O planeta caminha para isso”, pondera Paulo Genezini, gerente de sustentabilidade da Scania do Brasil.

Signatária do Acordo de Paris, tratado mundial que possui o objetivo de reduzir o aquecimento global, a Scania tem conduzido suas ações dentro do viés da sustentabilidade.

“Nosso compromisso é de reduzir as emissões de carbono nas operações e nos veículos junto aos clientes. Desde 2020, estamos fomentando os veículos a gás, entendendo que esse combustível tem um enorme potencial porque é uma tecnologia madura em um país com grande potencial de produção de biometano”, conta Paulo Genezini.

SEGUROS E VIÁVEIS

Os caminhões Scania movidos a gás (GNV ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores têm tecnologia para atender aos requisitos do Proconve fase P8 ou Euro 6, norma que entrará em vigor a partir de janeiro de 2023. Além do P 280 4x2, há as versões com motores de 340 cv e 410 cv, este último, líder de vendas da linha a gás. Além disso, a Scania já demonstrou seu ônibus a gás, o modelo urbano K 280 4x2.

“Foi uma excelente oportunidade para mostrar ao prefeito e seu secretariado como é o funcionamento técnico do novo modelo de caminhão movido a gás, todas as vantagens do veículo com foco em sustentabilidade. Estamos falando de uma energia pura e com grande benefício para todos. Acredito que eles entenderam que têm toda a infraestrutura para o abastecimento, um excelente produto e um concessionário preparado para atender toda essa inovação e nova tecnologia da motorização a gás”, reforça o diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes.

ESPECIAL

O CEO mundial da Scania, Christian Levin, fez uma visita à Usina Cocal, em Narandiba (SP), no dia 30 de março, para conhecer a operação com o biogás. Ele também se informou sobre o processo de integração e distribuição do combustível por meio de gasoduto.

Esta não foi a primeira visita de Levin à Cocal. Em 2017, quando ainda respondia pela diretoria de vendas e marketing, ele veio, juntamente com o Board da Scania, conhecer o projeto para a construção da planta da usina de produção do biogás a partir de subprodutos da cana.


O CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski, com Marcos Garms, do conselho da COCAL, e Christian Levin, CEO Mundial da Scania
Board da Scania em visita à Cocal (2017)
Comitiva formada por representantes da Scania, Cocal e P. B. Lopes (2017)
ESPECIAL

O modelo apresentado à prefeitura de Presidente Prudente é o P 280 4x2, motor OC9 de ciclo Otto de 9 litros, com cinco cilindros em linha. Ele desenvolve 280 cv de potência a 1.900 rpm e robustos 142,8 mkgf de torque máximo entre 1.000 rpm e 1.400 rpm. Trata-se de um motor mais limpo e silencioso e, portanto, direcionado para atuar em bairros residenciais. Outros diferenciais do caminhão a gás são a suspensão a ar no eixo traseiro e a caixa automatizada. A suspensão a ar traz mais conforto ao motorista e ocupantes, assim como ajuda na redução do consumo de combustível e no custo de manutenção.

Do mesmo modo, a caixa automatizada também traz mais eficiência à operação, bem como conforto ao motorista. Trata-se da Scania Opticruise de 12 marchas calibrada para atender à demanda do serviço. A cabine P, apesar de menor em relação às irmãs G e R, ainda se destaca por ser a maior do segmento. Assim, oferece mais espaço interno e conforto.

ESPECIAL

Encontro debate soluções para a descarbonização e a substituição do diesel pelo biometano

A Scania e a Rede P. B. Lopes participaram da 1ª edição do Geo Day, evento que discutiu os desafios e soluções para a descarbonização do meio ambiente a partir da cadeia do biogás e do biometano.

O encontro foi realizado nos dias 03 e 04 de maio, no Centro de Eventos Village, em Cambé (PR), e foi promovido pela Geo Biogás & Tech, empresa pioneira no aproveitamento de resíduos orgânicos do agronegócio para produção de biogás.

Na ocasião foram debatidos os diferentes elos da cadeia de produção do biogás e do biometano, desde o reaproveitamento de resíduos como a torta de filtro e da vinhaça da cana de açúcar, e a produção de insumos energéticos renováveis que podem ser usados na autogeração de energia e no abastecimento de veículos da frota agrícola.

O diretor de vendas e soluções da Scania, Marcelo Gallão, participou do painel sobre a substituição da frota no campo, abordando o cenário atual tanto do agronegócio quanto da logística, sobre a migração do diesel para o biometano. Ele também falou sobre as vantagens que podem ser obtidas, como a sustentabilidade com a redução de até 90% nos níveis de emissões de CO2 a partir do uso do biogás.

NEGÓCIOS

A Scania apresentou sua linha de produtos na Agrishow, 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada em abril, em Ribeirão Preto (SP). A principal atração foi o modelo autônomo da Nova Geração de caminhões para test drive, quando o público pôde conhecer a tecnologia nível 2 de automação.

Destaque também para os modelos de caminhões movidos a gás e/ou biometano, e o motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia.

Equipe P. B. Lopes e Fazenda Dona Amélia durante o evento

A Rede P. B. Lopes também esteve presente na Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo: “Fomos com nossa equipe técnica para conhecer o evento e acompanhar a visita de clientes do setor canavieiro da nossa região, interessados em ver de perto o caminhão a gás em exposição no estande da Scania”, conta a diretora da rede, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

José Henrique e Daniela de Andrade Lopes Gomes
NEGÓCIOS

A Rede P. B. Lopes esteve presente no Show Florestal, Feira da Indústria do Eucalipto, realizada em Três Lagoas (MS), com um belo estande e a exposição dos caminhões R 450 4X2 e o G 410 6X4 XT, este último 100% off road e movido a gás e/ou biometano. Além de promover negócios, a feira apresenta inovações e impulsiona o crescimento do mercado industrial de florestas plantadas.

Outro destaque do evento foi a área exclusiva para testes de direção da P. B. Lopes, com um caminhão demonstração modelo R 540 6X4, indicado para transportar rodotrens e capacidade máxima de tração (CMT) de 90 t. “É um caminhão Boogie Leve, rodoviário com grande eficiência energética, eixo com capacidade maior e excelente valor de revenda. Ele chamou muito a atenção dos visitantes”, explica o gerente da P. B. Lopes Campo Grande (MS), Fábio Rezende.

Para Rezende, a feira realizada no período de 24 e 26 de maio foi um sucesso e movimentou o segmento com a presença de representantes vindos de todo o Brasil e de outros países, como o Paraguai.

“Tivemos em nosso estande os principais tomadores de decisão da Suzano e da Eldorado, as maiores empresas do setor, além da nossa diretoria. Nesses dias de feira, comercializamos sete caminhões e um motor estacionário, então o resultado foi muito positivo”, comemora.

Emílio Paulo Fontanello (Scania), David do Carmo Junior, José Henrique de Souza Gomes, Marcius de Lucca Braga e Rogério Pezzin de Moraes da Eldorado Brasil, e Fábio Rezende
NEGÓCIOS

Quintal deBetti, endereço dedicado ao churrasco na terra da garoa, em São Paulo (SP), foi o local escolhido para reunir clientes e grandes frotistas de todo o Brasil em torno do “Quintal Scania”, a Confraria Nacional Scania. Foi o primeiro evento presencial da indústria após a flexibilização das normas sanitárias.

A diretoria da Rede P. B. Lopes esteve presente no evento, acompanhada dos representantes do G10 e HU, transportadoras de Maringá (PR) e da Companhia Eldorado de Celulose, de Três Lagoas (MS). “Fomos honrados com a presença do presidente mundial da Scania, Christian Levin, oportunidade muito boa para que nossos clientes pudessem conhecê-lo e trocar informações”, informou a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

No palco, Christian Levin e Fabio Souza, diretores da Scania José Henrique e Daniela de Andrade Lopes Gomes com Camilla Dewoon (board Scania) Ricardo Húngaro, do HU Transportes Maringá (PR) Alex Nucci, Mats Gunnarsson, Claudio Adamuccio, Christian Levin, Valdecir Adamuccio, Silvio Munhoz, Fábio Souza, Marcelo Montanha O diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes, com Rodrigo Clemente, diretor do Consórcio Scania
CONSÓRCIO SCANIA

Clientes da P. B. Lopes - Consórcio Scania vivenciam momentos de beleza, lazer e contemplação no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Cenário de uma biodiversidade extraordinária, o Pantanal sul-mato-grossense foi o destino escolhido para um grupo de 20 clientes da Rede P. B. Lopes-Scania passar dias inesquecíveis. Os clientes adquiriram cotas do Consórcio Scania e ganharam uma viagem maravilhosa.

Pantanal é um ótimo destino para quem gosta de viajar e pescar. Na região, existem vários rios com centenas de espécies de peixes, oferecendo aos turistas uma experiência deslumbrante e um contato maior com a fauna e a flora, muito rica e preservada no local.

O grupo ficou hospedado no Passo do Lontra Parque Hotel, em Corumbá (MS), às margens do Rio Miranda. O hotel conta com uma equipe pronta para atender os visitantes com barcos, lanchas e todo aparato para pescaria esportiva, proporcionando momentos de lazer e diversão no meio do bioma pantaneiro.

“Foi uma pescaria com muitos peixes como jaú, pintado e o surubim. O maior exemplar pesou 23Kg”, relembra Luiz Mário Nogueira Nantes, gerente geral da P. B. Lopes Dourados (MS), que acompanhou o grupo. “Todos tiveram a oportunidade de fisgar algum exemplar, sendo que o mais fisgado foi o jaú.”

A viagem foi realizada no período de 08 a 12 de março. Além da pescaria e dos passeios pelo parque ecológico do hotel, os clientes puderam saborear a gastronomia pantaneira com seus variados pratos à base de peixes, carnes, massas e saladas.

Ao anoitecer, íamos para no deck da pousada, nas margens do Rio Miranda, onde foi servido um delicioso churrasco acompanhado de um chopp geladíssimo”, relembra Luiz Nantes.

FAMÍLIA SCANIA

As viagens oferecidas pelo Consórcio Scania fazem parte do programa de relacionamento do Família Scania. São momentos dedicados ao turismo e negócios, para que os clientes tenham acesso às soluções da marca, contato com outros transportadores, mercados, centros logísticos e tecnologias voltadas ao transporte.

“Essa iniciativa é importantíssima, pois são momentos dedicados a ouvir os nossos clientes em um ambiente encantador e descontraído. Falamos das novas tendências no mundo do transporte, trocamos experiências e contemplamos a beleza do Pantanal”, conclui o gerente geral da P. B. Lopes Dourados, Luiz Nantes.

José Carlos Forne, Luiz Nantes, Washington de Barros, Fernando Godoy e Leandro Marques (clientes da North Face Transportes) e Marcelo Nunes Marcelo Nunes Toninho Borelli (Faustino e Borelli) Aguinaldo da Silva Parreira (Transparreira) Valdei Dias da Rocha (Bottan Transportes) Fernando de Godoy (North Face Transportes) José Henrique de Souza Gomes Pedro Henrique Lopes Gomes
PRODUTOS
Carlos Panzan, vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP), e Christopher Podgorski, CEO da Scania Latin America

De olho na qualificação dos motoristas, a Scania doou para o SEST SENAT de Assis (SP), um caminhão modelo R 450 A 6x4, ano 2017/2018, que está sendo utilizado nas aulas do Projeto Escola de Motoristas Profissionais.Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são instituições que cumprem um importante papel na valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor.

A iniciativa da Scania vai incrementar a preparação e a capacitação da mão de obra das empresas. As aulas, dirigidas aos condutores habilitados nas categorias D ou E, contam com atividades teóricas e práticas, e são realizadas em simuladores, caminhão ou ônibus. Os motoristas executam manobras e percorrem circuitos nas condições reais encontradas nas rodovias.

Diretores e executivos da Scania do Brasil e Scania Latin America, SEST SENAT Assis (SP), da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP) e diretores da Rede P. B. Lopes durante a entrega do caminhão na fábrica em São Bernardo do Campo (SP)

DRIVER COACHING

Na Rede P. B. Lopes, as concessionárias localizadas nas cidades de Salto Grande (SP) e Regente Feijó (SP) também oferecem treinamentos para motoristas, com foco no melhor resultado na condução dos caminhões.

O programa de orientação é personalizado. O treinamento prático é direcionado para o segmento desejado e conta ainda com ganhos como economia de combustível, menos reparos e menos tempo de parada.

“Nossos master drivers possuem grande experiência na formação de condutores dedicados especialmente para o segmento sucroenergético”, reforça a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

RELACIONAMENTO

Uma comitiva formada por diretores da Rede P. B. Lopes e representantes da Scania fez uma visita técnica ao G10 Transportes, em Maringá (PR), para conhecer a Control Tower, a Torre de Controle do grupo. Com alta tecnologia, a unidade é utilizada para consolidar dados para as tratativas operacionais de logística, gerando um serviço de maior excelência.

A visita foi realizada no dia 21 de fevereiro. A comitiva foi conhecer o novo conceito da Torre de Controle, sua operação e o know-how da equipe. O pessoal foi recebido por Claudio Adamuccio, diretor da Transpanorama e diretor presidente do G10, e Valdecir Adamuccio, diretor comercial da Transpanorama e do G10, que explicaram o funcionamento do setor.

A Torre de Controle foi inaugurada em outubro de 2021 e conta com um telão de sete metros de comprimento, onde aparecem inúmeras informações simultaneamente. Ela funciona das 7h às 23h e faz parte do processo de melhoria contínua da transportadora, sempre com um olhar voltado para a inovação, colaborador e cliente.

O projeto de desenvolvimento da Torre de Controle levou dois anos para ficar pronto e contou com a parceria da KMM, que desenvolve softwares para o segmento de logística, e da Ingá Monitoramento.

Daniela de Andrade Lopes Gomes, Claudio Adamuccio, Marcelo Gallão, Valdecir Adamuccio e José Henrique de Souza Gomes
SCANIA

Neste ano de 2022, a Scania festeja os seus 65 anos de atividade no Brasil, uma conquista consolidada ao longo desse tempo através do pioneirismo, grandes inovações tecnológicas e eficiência energética.

Hoje a Scania é protagonista de uma jornada para a sustentabilidade no setor de transporte, desenvolvendo produtos de alta qualidade, com foco no cliente e no planeta. “Sustentar o futuro é o nosso propósito”, é o slogan de aniversário.

A Rede P. B. Lopes é representante da Scania nos estados do Paraná (Londrina e Maringá), São Paulo (Salto Grande e Regente Feijó) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados e Ladário) desde 1966, uma parceria alinhada com o mesmo objetivo: oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Na Scania, nosso olhar está atento para as mais variadas formas de consumo consciente dos produtos, do momento em que ele é desenhado até o ciclo final de sua vida útil. Sabemos que para promover a rentabilidade dos clientes através de soluções sustentáveis e criar negócios responsáveis precisamos de perspectivas complementares a longo prazo para continuar a ser uma empresa rentável. Para isso, economia circular faz parte da nossa estratégia para hoje e para o futuro.

Mas você sabe o que significa esse termo?

Confira no vídeo e o que fazemos na prática!


CLIENTE
Clientes atestam a rentabilidade da Nova Geração Scania

O conjunto de inovações da Nova Geração Scania está proporcionando mais economia de diesel e uma maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja o depoimento de Josiel Guimarães, proprietário da Guimatur Transporte e Turismo, com sede em Glória de Dourados (MS).

O conjunto de inovações da Nova Geração Scania está proporcionando mais economia de diesel e uma maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja o depoimento de Josiel Guimarães, proprietário da Guimatur Transporte e Turismo, com sede em Glória de Dourados (MS).

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania novinho é um momento muito especial, que deixa todo mundo feliz. Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.


Legenda: O proprietário da Marques & Rezende Ltda., José Aparecido Marques, recebe as chaves do caminhão do vendedor Marcelo Nunes, na P. B. Lopes Dourados (MS). Também estão na foto as filhas Myrella, Júlia e a esposa Ana Maria de Resende Marques.

CLIQUE AQUI

VEJA MAIS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CLIENTES - PERFIL

O empresário José Waldir Batista Filho revela como a Metálicos Ambiental se consolidou no mercado fazendo a segregação e destinação correta de resíduos

A família Batista dedica-se ao ramo de compra e venda de sucata e ferro-velhomais de 50 anos. O reaproveitamento de resíduos é um segmento com potencial muito grande, pois permite a constante reutilização e transformação do material, sem perder as propriedades e a qualidade.

Depois de trabalhar por quase 20 anos com o pai e o tio na empresa Ferro Velho Batista, em Londrina (PR), e adquirir todo o know-how do negócio, José Waldir Batista Filho, conhecido popularmente como “Júnior”, começou a trilhar uma nova trajetória, desta vez com o diferencial da sustentabilidade.

Júnior fundou há pouco mais de um ano, em Ibiporã (PR), a empresa Metálicos Ambiental, e se posicionou no mercado atuando na cadeia de logística reversa como fornecedora de soluções para resíduos ferrosos. “Nós coletamos sucata em um raio de 300 km em nossa região e aqui fazemos a segregação, o preparo e a destinação correta dos resíduos”, explica Junior.

O empresário relata que o processo é complexo e demanda muito planejamento. “Dependendo da quantidade de resíduos, instalamos as caçambas e no período acordado fazemos a coleta com nosso caminhão, que segue para a doca do barracão e lá é feita a segregação do aço para as indústrias de fundição. As composições diferenciadas também têm destinação correta. Praticamente 100% dos materiais são reciclados.”

COMPORTAMENTO CONSCIENTE

Casado com Lilian, pai de Daniel e Clara, Júnior considera importante ser exemplo para a família e ter uma conduta consciente em casa. “Começa pela separação do lixo, algo que temos que fazer de forma correta. Nós trabalhamos com resíduo e resíduo gera renda, movimenta a economia, contribui com a saúde e com o meio ambiente. O futuro dos nossos filhos começa com essa consciência.”


AMPLIAÇÃO DA EMPRESA

Formado em Direito, Junior brinca que sua pós-graduação não é na área civil ou penal, mas em ‘sucatologia’: “Com pouco mais de um ano de operação, totalizamos mais de 1.600 toneladas/mês. Já estamos planejando ampliação da nossa planta para dar a destinação correta de todos os resíduos coletados.”


PARCERIA

Para manter a frota em dia e continuar transportando resíduos industriais com segurança e conforto, a Metálicos Ambiental sempre conta com a parceria da Rede P. B. Lopes.

“Somos parceiros na compra e coleta dos resíduos e agora sou cliente Scania, pois temos três veículos já em circulação. Temos orgulho dessa parceria e com a PB, ficamos tranquilos. O que a gente precisa, eles nos atendem”, finaliza o empresário José Waldir Batista Filho.

CAMPANHAS

Meta da P. B. Lopes é comercializar 176 cotas durante esse ano

O presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil, Martin Sörensson, e o diretor comercial da Scania do Brasil, Rodrigo Clemente, estiveram em Londrina (PR) para acompanhar o lançamento da campanha de vendas do Consórcio Scania 4.0, realizado no mês de fevereiro. Os diretores da Rede P. B. Lopes, gerentes de todas as filiais e equipes de venda também participaram do evento.

O Consórcio Scania está celebrando 40 anos e o objetivo é comercializar 2.200 cotas em nível nacional. “Nos anos anteriores a venda era computada por crédito e agora é por quantidade de cotas. A PB tem a tarefa de comercializar 176 cotas neste ano”, explica José Carlos Forne, o “Gatão”, gerente de consórcios da Rede P. B. Lopes.

Este ano, a campanha vai premiar os melhores vendedores e os melhores gerentes com viagens incríveis no final do ano. “E agora, o diretor da concessionária também será premiado”, adianta Gatão.

Diretoria da Rede P. B. Lopes com o time de ouro: gerentes e equipes de venda de todas as casas

CONSÓRCIO NO KPI

A partir desta edição, o desempenho na venda de cotas também entra na somatória dos KPIs (indicador de produtividade) da concessionária, e esses indicadores são incluídos no Top Dealer, programa de excelência e governança da Scania que mede e remunera o negócio Scania de acordo com a performance.


DESTINOS

As viagens do Consórcio Scania agora estão focadas em negócios com destinos marcados para a França, China, Alemanha e para a Fenatran no mês de novembro, em São Paulo.

“São viagens focadas em visitas a empresas de logísticas e grandes frotistas, ou seja, uma viagem para o universo Scania. Nós já estamos correndo as casas e fazendo reuniões com as equipes de vendas. Nossa equipe é muito sólida, tenho certeza de que vamos cumprir nosso objetivo.”

CAMPANHAS

A edição 2022 da Campanha de Vendas Superação está bombando! Segundo o gerente de serviços da Rede P. B. Lopes, Fernando Rodrigues, no 1º trimestre as filiais de Campo Grande-Três Lagoas e Ladário – todas em Mato Groso do Sul - se destacaram superando as metas em 104% e 103% respectivamente.

“Conseguimos fazer reuniões com cada casa ganhadora para o sorteio e como havia muito tempo sem nos reunirmos devido à pandemia, foi um momento para confraternizarmos com participação eufórica no sorteio”, conta Fernando Rodrigues.

A campanha criada para fomentar as vendas de produtos e serviços da P. B. Lopes envolve todos os colaboradores, e neste ano está se desenvolvendo de forma promissora. “Analisando os primeiros quatro meses do ano, todas as filiais performaram muito bem com excelentes retornos dos KPIs (indicadores chaves de desempenho) propostos. Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo.”

MUITOS PRÊMIOS

O coordenador da campanha reforça que muitos sorteios estão por vir, além do tão esperado carro – caso a rede atinja o objetivo anual. Para isso, Fernando manda o recado: “Cada vez mais o atendimento, a qualidade dos serviços, os produtos e inovações ofertados manterá o cliente fiel junto ao concessionário, portanto, sigamos em frente com muita dedicação e profissionalismo.”


PREMIAÇÃO

A equipe de vendas da Rede P. B. Lopes fez bonito no Programa Master Scania 2021, a campanha promovida pela Scania Latin America para estreitar o relacionamento e estimular as vendas.

Divididos em categorias e pontuações, os vendedores de veículos, produtos e serviços que obtiveram maior pontuação foram premiados com viagens para destinos muito charmosos e com direito a acompanhante, além de cursos de capacitação e smartphones.

A P. B. Lopes foi destaque nas categorias Venda de veículos, com os quatro melhores colocados: em 1º lugar, Marcelo Nunes, de Dourados (MS); em 2º lugar, Alan Bazan, de Londrina (PR); em 3º lugar, Wanderson Boim, de Londrina (PR); e em 4º lugar, Washington Barros, de Dourados (MS).

No ranking das Vendas de PMS – Programa de Manutenção Scania, a P. B. Lopes também ficou no alto do pódio com os vendedores de Dourados e Campo Grande (MS), João Paulo Mello, em 1º lugar, e Silvio Barbosa, na 2ª colocação.

Os vendedores que conquistaram o 1º lugar ganharam uma viagem para a Europa e um curso de capacitação; os segundos colocados ganharam uma viagem para a América do Sul e o curso de capacitação; o 3º lugar irá para um belo resort no Brasil, e o 4º colocado ganhará um Iphone 12 e um Ipad 8ª geração.



VENDA DE VEÍCULOS



VENDA DE PMS

COMPETIÇÃO

Três equipes da Rede P. B. Lopes classificam-se entre as 10 melhores do país

Top Team é uma competição mundial que envolve exclusivamente mecânicos e técnicos de toda a rede de concessionárias Scania, com o objetivo de promover a capacitação e a valorização desses profissionais.

A final nacional da competição foi disputada no dia 11 de junho, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), com a participação das 10 melhores equipes do país – três delas da Rede P. B. Lopes: a equipe Águia Maringá G10 (Maringá) obteve o 7º lugar; a Águia Maringá 4 (Maringá) ficou com a 8ª colocação; e a equipe Top Service (Londrina) conquistou o 5º lugar.


Da esquerda para direita: Alisson de Souza Cirino, Diego Reis Cabral, Ivanildo Teixeira, Andre Felipe Morais de Andrade (Coach), Valdemir Joaquim Português e Paulo Gabriel Araujo Rodrigues. Da esquerda para direita: Bruno Freitas, Tiago Bronzati, Maurício Pereira Junior (Coach), Danilo Carrara, Edson Hoshino e Augusto da Silva. Da esquerda para direita: Gustavo Santiago de Oliveira Ferreira, Carlos Daniel Peredo Rioja, Diego da Silva Luiz, Guilherme Lira de Oliveira, Jhonatan Willian de Morais Matias e Robson Kiyoshi Yaedu (Coach).

A equipe vencedora da final nacional foi a Btech, da Concessionária Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Ela vai disputar a quarta etapa do desafio na Argentina, no dia 12 de novembro, com as campeãs da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, que será a final mundial, na Suécia, em maio de 2023.


TOP TEAM

A Rede P. B. Lopes inscreveu 21 equipes na competição. Cada time possui de três a cinco componentes: são mecânicos, eletricistas e consultores – além de um coach e um representante da concessão. No torneio, são avaliadas a competência técnica e a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em grupo.

O torneio está dividido em cinco etapas, sendo que as duas primeiras foram virtuais. As provas teóricas foram realizadas em abril e maio, cada uma com 50 questões, totalizando 100 perguntas. A terceira etapa, a final nacional, foi realizada em São Bernardo do Campo (SP).

Para participar da competição, a Rede P. B. Lopes preparou o seu time: “A edição deste ano do Top Team, desde o seu lançamento, contou com o acompanhamento e planejamento das ações por parte de área de Recursos Humanos, juntamente com a Supervisão de Treinamentos Técnicos da P. B. Lopes”, informa Silvia Rocha, gerente de Recursos Humanos.

“Trabalhamos conceitos como inteligência emocional, controle emocional, competências, chave para o sucesso em competições e apresentamos cases de edições anteriores. Passamos aos competidores a importância do controle emocional para obter sucesso em provas que imprimem alto nível de exigência e pressão. Trabalhamos através de dinâmicas de grupo e situações reais.”

Os times também passaram por simulados: “Simulamos a situação da competição com três provas práticas, com tempos de solução medidos e acompanhados pelo Supervisor Técnico, RH e o time local. A cada rodada dávamos feedback dos possíveis pontos de melhoria, tanto técnicos como comportamentais.”

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO

A classificação de três equipes da P. B. Lopes para a Final Nacional do Top Team foi recebida de forma positiva entre os gestores: “Fomos um dos grupos que mais teve representatividade em número de equipes classificadas. Isso mostra o quanto a P. B. Lopes investe em capacitação e na busca pela excelência no atendimento aos nossos clientes através de uma entrega técnica de alto nível. É um fator que gera um alto nível de motivação e comprometimento de nossos colaboradores.”

Além de ser uma competição saudável, o Top Team Scania também é um ótimo vetor motivacional: “O Top Team promove a capacitação e o desenvolvimento dos nossos profissionais, incentiva o trabalho em equipe, valoriza e reconhece talentos da área de serviços e fortalece a imagem da P. B. Lopes frente a colaboradores e clientes. Tais fatores aumentam o nível de motivação e engajamento do time, pois todos se sentem orgulhosos de pertencer e representar a marca”, enfatiza Silvia Rocha, gerente de Recursos Humanos.

EDUCAÇÃO

Pelo segundo ano, a Rede P. B. Lopes realiza nas filiais da rede a Feira de Livros da Biblioteca Pedro Barboza Lopes, uma iniciativa voltada para os colaboradores com objetivo de promover a arte, a cultura e educação.

Em Londrina (PR), a Feira de Livros foi organizada no refeitório da empresa, com direito a um coffee e a participação da Livraria Sol Nascente, que comercializou 49 livros.

Com a parceria da Portal dos Livros, a filial de Maringá (PR) movimentou a casa com a venda de 52 unidades entre livros, gibis e material pedagógico infantil.

“Recebemos vários feedbacks positivos sobre o formato da feira, a empresa parceira, o espaço, os docinhos, enfim, a ação como um todo”, relembra Lúcia de Souza Alves, supervisora administrativa da P. B. Lopes Maringá (PR).

DOAÇÃO DE LIVROS

A P. B. Lopes Regente Feijó (SP) doou 35 livros recebidos de colaboradores e clientes para a Biblioteca Municipal da cidade. A filial também organizou uma programação artística com o violeiro seresteiro José Negri e a Banda Marcial de Regente Feijó.

Em Salto Grande (SP), as atividades ficaram em torno de uma exposição organizada pela Biblioteca Municipal, que contou com a presença de autores para divulgar suas publicações.

A filial de Dourados (MS) também realizou a Feira de Livros com grande sucesso, contando com a parceria da Livraria Canto das Letras.

“Acredito que essa ação de incentivo à leitura contribui muito para o crescimento intelectual da nossa equipe, e por esse motivo incentivamos todas as casas a apoiarem a causa, porque quando os funcionários crescem, a empresa avança”, reflete Eva Cristina Chagas, bibliotecária da Rede P. B. Lopes.

GINCANA DO BEM

No mês de fevereiro, a Rede P. B. Lopes se mobilizou para realizar a Gincana Solidária 2022, uma competição muito bacana para arrecadar material escolar para alunos carentes do Ensino Fundamental I de escolas de todo o território (PR, SP e MS).

A proposta era unir esforços para coletar material avulso ou kits completos. Cada item tinha uma pontuação e as equipes que mais pontuaram concorreram a prêmios: 1º lugar: um Iphone SE 64 GB; 2º lugar: um Kindle Paperwhite Signature Edition; e 3º lugar: uma Caixa de som bluetooth JBL.

Os felizes ganhadores foram: José Ricardo, de Paraguaçu Paulista (SP); Cleber Tomaz, de Londrina (PR); e Rosângela de Oliveira, de Dourados (MS). Foram arrecadados 114 kits completos e 216 materiais diversos.

HIGIENE PARA AS CRIANÇAS
A Dental Clean, indústria de higiene oral sediada em Londrina, também se uniu à causa doando 50 kits de higiene, que foram encaminhados para os alunos.

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

Viação Santa Amélia

No dia 15 de fevereiro de 1958, um sábado de carnaval, papai chegou em casa, na Vila Mariana, no momento em que nós sentávamos à mesa para almoçar:

Pedro e Manoel! Almocem depressa, porque eu preciso de vocês. Vamos inaugurar uma empresa de ônibus!

Sem entender nada, fizemos um sanduíche cada um e embarcamos no automóvel de papai. Chegamos a um Posto Esso na Rua Domingos de Moraes, próximo à São Judas Tadeu, no Jabaquara, e avistamos alguns homens uniformizados.

Estacionados no pátio do posto, avistei cinco ônibus coloridos: tinham a Saia (a parte de baixo da carroceria dos ônibus) vermelha e a metade acima, ou Blusa, na cor amarela. Os ônibus traziam as cores vibrantes da bandeira espanhola. O nome da empresa de transporte urbano vinha estampado na lateral: Viação Santa Amélia Ltda.

Em segredo, papai estruturou mais um empreendimento. Do tempo em que saía de Ibiporã para fazer compras em São Paulo para abastecer a Casa Econômica, ele cultivou amizade com diversos comerciantes, entre eles o João Jorge Saad, que trabalhava na M. Saad e Cia., empresa que ficava na Rua 25 de Março, esquina com a Ladeira Porto Geral.

Anos depois, João Jorge Saad fundaria o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Era casado com Maria Helena, filha do prefeito de São Paulo na época, Sr. Adhemar de Barros.

Na época do namoro, João se aconselhava com meu pai, quando os dois se encontravam:

Ô Zé, será que eu caso com ela?

Pega logo rapaz. Ela é filha do homem!

Quando Adhemar de Barros assumiu a prefeitura, ele privatizou parte do serviço de transporte que até então era feito exclusivamente pela CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos. O prefeito manteve a estatal, mas abriu oportunidades para que empresas particulares explorassem o serviço.

Empreendedor e populista, o então prefeito Adhemar de Barros falava inglês, francês, italiano e alemão. Entrou para a história, conhecido como o político que “rouba, mas faz”.

O tio de João Saad, Sr. Constantino Ayruth, convidou meu pai para montar uma empresa na Zona Sul de São Paulo. Papai, homem das oportunidades, aceitou. E assim compraram cinco chassis Alfa Romeo e mandaram encarroçar na empresa mais importante do setor, a Caio.

Naquela manhã de carnaval, no pátio do Posto Esso da Rua Domingos de Moraes, papai nos apresentou aos motoristas e cobradores. Também nos apresentou ao Sr. Ayruth que estava acompanhado do filho, Basílio, um pouco mais velho que eu. Em seguida, papai mandou soltar os ônibus, dando início às atividades da Viação Santa Amélia.

O Tio Roque, concunhado de papai, tinha um Mercedes LP312 e puxava madeira e outros materiais para Brasília, a nova capital federal que estava em construção.

Ele era casado com a indócil Tia Lourdes, minha babá na infância, e com ela tivera três filhos: José Thomás, Paulo Celso e Regina. Estavam morando em São Paulo e papai o convidou para largar a estrada e ajudá-lo na empresa.

Os veículos da Viação Santa Amélia faziam uma linha curta, da Praça da Árvore até o Parque do Estado. O Parque do Estado foi depois parcialmente cedido para a criação do Jardim Zoológico de São Paulo. Para o conforto dos passageiros, esticamos a linha até a porta de entrada do zoológico. O motorista da linha era o José Maria Macieira, sujeito agradável que depois de muitos anos reencontrei ao embarcar em seu táxi, no Aeroporto.

O novo empreendimento de papai proporcionou muito aprendizado para o Manoel e para mim. Éramos jovens, ainda estudantes e nos mobilizamos para ajudar o nosso pai. Eu ficava de dia e o Manoel à noite, e vice-versa.

Juntamente com o Basílio, filho do Sr. Ayruth, cuidávamos do caixa, da escala de trabalho, do controle de limpeza e lavagem dos ônibus. De madrugada, fazíamos o controle da saída dos veículos para as linhas. Nós éramos responsáveis por toda a operação da Viação Santa Amélia.

Como a empresa era pequena, quando um cobrador ou um motorista faltava, nós tínhamos que substituí-los na função. Trabalhei muitas vezes como cobrador e, eventualmente, como motorista. Dirigir aquele Alfa Romeo antigo não era fácil. O volante era pesadíssimo, ainda mais com o ônibus lotado.

Vou confidenciar uma coisa: eu tinha habilitação para dirigir automóvel, mas para ônibus não. Acontece que o serviço não podia parar, tinha que colocar os carros nas linhas, então não tinha jeito. Minha rotina em São Paulo começou a ficar mais puxada: de casa para o estudo, do estudo para a empresa. Muitas vezes trabalhava até altas horas e, por diversas ocasiões, nem ia pra casa. Dormia lá mesmo e de manhã ia para a aula.

Nós trabalhávamos direto, mas não havia salário. Aliás, nem se falava nisso. Eu e Manoel éramos os companheiros de papai, empenhados em levar o negócio adiante.

Mais tarde foi criada uma segunda linha, saindo da Praça da Árvore e indo até o Taboão, no município de São Bernardo do Campo. Os passageiros queriam que a linha chegasse até o centro de São Paulo, mas era impossível por causa de uma lei promulgada pelo então prefeito Jânio Quadros, que proibia que linhas particulares chegassem até 4 km do centro da capital.

Porém, meu pai conseguiu uma autorização no DER para transportar passageiros do Taboão até a Praça da Liberdade, no centro de São Paulo.

A partir dessa segunda linha, a coisa começou a crescer: manteve a linha da Praça da Árvore e uma outra do Taboão para a Praça da Liberdade.

Com recursos entrando, papai alugou um espaço para a garagem, onde eu e Manoel dávamos expediente diariamente. No início dos anos 1960, a Viação Santa Amélia chegou a ter 21 ônibus circulando em São Paulo.

MEIO AMBIENTE

O professor universitário Paulo Ramires Rizzo vive há anos em uma grande propriedade em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo (SP). Em frente à sua casa, ele plantou três mudas de Ipês Amarelos, que cresceram e formaram belas copas. Observando a grande quantidade de sementes espalhadas na calçada, Paulo Ramires teve uma ideia.

“Falei com a Daniela Lopes (Diretora da Rede P. B. Lopes), prima da minha esposa Andréa, que me endereçou ao responsável pelo viveiro de mudas em Maringá. Ele me explicou tudo sobre a criação de mudas de Ipê”, relembra Paulo.

Em setembro de 2021, os canteiros foram preparados com a ajuda da esposa Andréa e o funcionário Cosme, o “Prisi”, para receber as primeiras sementes.

“Produzimos 300 mudas, que estão com cerca de 30 cm e serão doadas para a P. B. Lopes. Cuidamos das mudas com todo carinho para não tomarem muita chuva ou excesso de sol. É uma satisfação muito grande olhar essas ‘meninas’.”

VIVÊNCIA COM SEU PEDRO

O professor Paulo conta que há muitos anos ele e a esposa passam uma temporada na Fazenda Dona Amélia, propriedade da Família Lopes, localizada em Nova Andradina (MS).

“Nos passeios, Seu Pedro gostava de mostrar as árvores plantadas, os bosques, as características das espécies, e o projeto de plantar uma árvore para cada caminhão vendido.”

A boa ideia já rendeu outros frutos: Paulo e “Prisi” estão diversificando a produção com mudas de aroeiras, pimenta rosa, goiabeira, entre outras sementes de árvores nativas. “Esse cuidado com o meio ambiente desperta o nosso olhar. Fizemos mudas de café e distribuímos para a família. Temos pé de café e ipês plantados em vasos”, conclui Paulo Ramires Rizzo.

MEIO AMBIENTE

O projeto socioambiental “Ipê Amarelo”, da Rede P. B. Lopes, está motivando pessoas por todos os cantos. O médico Frederico Miola Martinello, filho do colaborador Haroldo Martinello, da P. B. Lopes Maringá (PR), é um bom exemplo. Ele conta orgulhoso que - inspirado pelo projeto - plantou uma muda de ipê numa praça de Sorocaba (SP), quando fazia residência na cidade.

“Em 2018, fui aprovado na residência médica de otorrinolaringologia em Sorocaba (SP), onde passei três anos da minha formação médica. Foram três anos de enorme dedicação, aprendizado, crescimento pessoal e profissional. Sorocaba é conhecida por seus parques e paisagismo urbano. Em frente ao meu apartamento não era diferente, havia uma praça com diversas plantas, árvores frutíferas e flores. Ali era o meu caminho diário até o hospital. Sou tão agradecido à cidade que me acolheu e que me proporcionou evoluir na profissão que ao saber do projeto Ipê Amarelo, da concessionária P. B. Lopes, não tive dúvidas em plantar uma muda na minha última semana residindo em Sorocaba. Como na frase do poeta cubano José Martí: ‘Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.’ Agora posso dizer que a primeira tarefa eu já realizei.”

EVENTOS

Páscoa

A Páscoa na Rede P. B. Lopes foi celebrada com muito carinho e a distribuição de chocolate para todos os colaboradores. Os doces foram embrulhados carinhosamente e traziam um recado sobre o momento de reflexão que a data sugere.

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador foi comemorado em todas as filiais da Rede P. B. Lopes com um belo café da manhã. Mesa saborosa, bons projetos e uma equipe motivada para começar o dia! Parabéns ao time P. B. Lopes!


Bandeira Nacional
Uma tradição antiga, instituída pelo Seu Pedro, está de volta em todas as filiais da Rede P. B. Lopes. Toda primeira segunda-feira do mês, os colaboradores fazem o hasteamento da bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional.

SOCIAL

Diploma na mão

A colaboradora Carina Clarice Telka, do departamento contábil da P. B. Lopes Dourados (MS), se formou em Ciências Contábeis pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). Canudo na mão e muito orgulho!

Nascimento

Quem chegou ao mundo no dia 16 de abril, muito fofo e lindo, foi o pequeno Vicente, filho da analista de inteligência de mercado, Débora Cestari Moreno e do balconista de peças da P. B. Lopes Londrina, Flávio Soares Pandolfi. Todos estão muito bem, felizes e focados nos cuidados com o bebê!

Casamento

O dia 16 de abril também foi marcado pelo casamento do engenheiro da Rede P. B. Lopes Daniel Almeida Colombo com Cláudia Brunosi Medeiros. A celebração foi realizada na Paróquia Santo Antônio, em Londrina (PR) e contou com familiares, amigos e convidados. Parabéns aos noivos!

Aniversário

O Kleyton Lucas, filho do nosso colaborador Kleyton Salatiel de Lima, da P. B. Lopes Ladário (MS) é apaixonado pela Scania. No seu aniversário, comemorado no dia 06 de junho, ele pediu que o bolo tivesse como tema a Scania P. B. Lopes. Parabéns, amigão!

FAMÍLIA P. B. LOPES

Ex-colaboradores da Rede P. B. Lopes contam como os aprendizados adquiridos na empresa ajudaram em suas carreiras no exterior

A vivência marcante de quem já passou pela Rede P. B. Lopes fica impressa em emoções e experiências que seguem por toda a vida, até mesmo para quem reside em outros cantos do planeta. É o caso de Priscylla da Costa, que hoje mora na França, e de Jânio Pereira Soares e José da Silva Fiúza Junior que vivem nos Estados Unidos

Priscylla da Costa com a diretora da rede, Daniela de Andrade Lopes Gomes

Priscylla relembra que entrou na P. B. Lopes no ano de 2003, como menor aprendiz, aos 16 anos. “Foi o meu primeiro registro em carteira, com muito orgulho. Eu costumo dizer que a P. B. Lopes foi meu berço, onde aprendi princípios e valores que carrego comigo até os dias de hoje.”

A chance de trabalhar no departamento financeiro, onde pôde conhecer sistemas e a integração de informações entre matriz e filiais, auxiliaram muito a sua vida. Formada em Administração, graças a um programa que a P. B. Lopes oferecia de subsídio à educação, foi possível alçar voos mais altos.

“Moro na França, onde atuo no departamento financeiro de uma empresa. Sem a bagagem da P. B. Lopes não existiria qualquer possibilidade de eu conquistar essa vaga, especialmente uma imigrante concorrendo com os nativos. Ser aprovada foi motivo de muito orgulho. Sou muito grata a essa porta que me foi aberta e ter trabalhado na P. B. Lopes fez e faz diferença na minha vida”, afirma Priscylla.


DE LONDRINA PARA OS EUA

Natural de Terra Boa (PR), Jânio Pereira Soares começou a trabalhar na P. B. Lopes em 1994, no Departamento de Informática. “Não sabia nada sobre a área, mas recebi incentivo e motivação para estudar e aprimorar minhas qualidades profissionais.”

Na época, Jânio praticava karatê e conseguiu o apoio do fundador da empresa, Sr. Pedro Barboza Lopes, para participar das competições.

“Eu tive o patrocínio e incentivo da P. B. Lopes e conquistei o 2º lugar no Campeonato Brasileiro, posição que me classificou para disputar o mundial, nos Estados Unidos. No início pareceu um sonho impossível, mas em uma conversa com o Sr. Pedro, recebi a notícia de que seria apoiado no que fosse preciso. Três meses depois eu estava nos EUA, competindo e conquistei a medalha de bronze para o Brasil.”

Após o primeiro contato, Jânio Pereira Soares retornou aos Estados Unidos outras vezes, até fixar residência no país em 2009. “Hoje vivo em uma ilha chamada Nantucket, em Massachusetts, onde conquistei respeito profissional e liberdade financeira. Fundei uma empresa de construção que atua em duas áreas distintas: de acabamento em madeira de interiores e de construção e venda de casas. Considero-me uma pessoa de sucesso, com muitos sonhos realizados profissionalmente, e sou muito grato à família P. B. Lopes por fazer parte disso, por ter acreditado no meu potencial e ter me impulsionado a seguir meus sonhos.”


DIVISOR DE ÁGUAS

O ex-vendedor de caminhões da P. B. Lopes Londrina (PR), José da Silva Fiúza Junior, só tem boas lembranças do dia a dia na concessionária. Depois de trabalhar com outras marcas de caminhão e vender listas telefônicas, conseguiu uma vaga na Scania para atender a região de Apucarana (PR) e Arapongas (PR).

“Para mim, para ser um bom vendedor, não basta ter bons relacionamentos, é obrigatório ter conhecimento do produto. Sempre fui muito dinâmico e em uma viagem prêmio da concessionária conheci Orlando, na Flórida. Me encantei”, relembra ele.

Em 2015, quando o Brasil atravessava uma forte crise político-financeira, Fiúza pesquisou e definiu o destino da família: a mudança seria para San Diego, na Califórnia, onde atualmente trabalha transportando comida fit para Los Angeles.

“Com a PB, que foi um divisor de águas na minha vida, aprendi que é preciso ter uma equipe boa, e trabalhar de forma justa e correta, sempre. Aprendi demais, especialmente com a Daniela, Henrique e o Seu Pedro.”

FAZENDA DONA AMÉLIA

Estratégia é utilizada na Fazenda Dona Amélia, situada em Nova Andradina (MS), de propriedade da família Lopes

Um gado bem nutrido traz sempre bons resultados para o produtor. Neste contexto, as pastagens têm um papel de suma importância para o desenvolvimento do plantel. Na Fazenda Dona Amélia, com a utilização do manejo de pastagens adequado, o pasto fica verdinho o ano inteiro.

O manejo de pastagens é o gerenciamento de duas necessidades conflitantes: as plantas precisam de suas folhas para se desenvolver e os animais precisam delas para se alimentar. Assim, com o manejo de pastagens correto é possível ter controle sobre o gado e o pasto.

Na Fazenda Dona Amélia, a área de pastagem é dividida em faixas, tendo um cocho com água e sal no centro. À medida que os animais vão comendo e o capim vai acabando, o gado é transferido para novas áreas, onde o pasto está no ponto para o consumo.

Os funcionários da fazenda utilizam uma régua para inspecionar a altura do capim e conferir se está no tamanho adequado: se estiver muito pequeno, os animais comem o broto; se estiver muito alto, fica duro e sem palatabilidade.

O engenheiro agrônomo Bruno Silva Ribeiro, responsável pela nutrição do gado da Fazenda Dona Amélia, conta que a rotação de pastagem, ou seja, a troca periódica de lugar onde o gado pasta, ajuda no manejo e também na rebrota do capim, que dura entre 21 e 28 dias.

É muito importante observar a altura do capim, tanto na hora de entrada quanto da saída dos animais do pasto. “Isto influencia na produção de um capim de boa qualidade. Com isso, nutrimos melhor o gado, fazendo com que ele ganhe peso. Esse manejo otimiza o pastoreio sem perda de capim e ajuda nas taxas de lotação do número de cabeças de gado por hectare”, explica Bruno Silva Ribeiro.


QUAL A MELHOR PASTAGEM?

Na Fazenda Dona Amélia, o capim que melhor se adaptou foi a Brachiaria brizantha CV Marandu. “Existem vários tipos de pastagens. Algumas variedades são mais nutritivas e palatáveis para cada idade e categoria de animal. O capim da Fazenda Dona Amélia serve para nutrir muito bem as vacas paridas e os bezerros, e é ótimo para engordar os animais”, afirma o agrônomo.

Outro aspecto importante do pasto é o seu valor nutricional: “Cuidando bem das pastagens, nós conseguimos aumentar a lotação da fazenda e diminuir o consumo de ração, trazendo mais rentabilidade e economia. Além disso, esse cuidado com as pastagens previne a proliferação de ervas daninhas e de insetos”, finaliza Bruno Silva Ribeiro.

RECEITAS

Pensa numa combinação gostosa, como um bolo bem fofinho ideal para o café da tarde. Quem ensina a fazer essa delícia é a Valéria Cristina de Lima Medeiros, secretária da P. B. Lopes Regente Feijó (SP).
“A receita é de família, e é das boas. Vem desde minha avó, passando pela minha mãe, e agora eu, que dei os meus toques.”


Preste atenção no passo a passo para você arrasar no resultado!

INGREDIENTES

BOLO

4 ovos

½ xícara leite

½ xícara leite de coco

2 xícaras açúcar

2 colheres (sopa) manteiga

2 xícaras farinha de trigo

1 colher (sopa) fermento químico em pó

Manteiga e farinha de trigo para untar a fôrma


COBERTURA

1 xícara coco ralado grosso

200g leite condensado

200ml creme de leite

1 colher (sopa) manteiga


PARA A CALDA

200g leite condensado

½ xícara leite de coco


MODO DE PREPARO

BOLO

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte a forma com manteiga e farinha de trigo. Bata no liquidificador até ficar homogêneo os ovos, o leite de coco, o açúcar e a manteiga. Transfira a massa para uma tigela e misture com um batedor de arame a farinha de trigo e o fermento. Coloque a massa do bolo na forma e leve para assar por 35 minutos, ou até enfiar um palito no meio do bolo e ele sair limpo. Deixe esfriar.


COBERTURA

Em uma panela de fundo grosso, misture o leite condensado e o coco ralado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre e até começar a desgrudar do fundo (ponto de brigadeiro). Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misture bem até ficar homogêneo.


CALDA

Misture todos os ingredientes


PARA MONTAR

Desenforme o bolo

Regue com a calda

Despeje a cobertura em cima do bolo

Decore com fatias do coco.

DIVERSÃO

MÚSICA

SAVE YOUR TEARS
Artista: The Weeknd
O cantor, compositor, ator e produtor musical canadense Abel Makkonen Tesfaye, 32 anos, mais conhecido por The Weeknd, já ganhou três prêmios Grammy, dezenove Billboard Music Awards, seis American Music Awards, quinze Juno Awards, e foi indicado a um Oscar. Ele já vendeu mais de 70 milhões de discos nos Estados Unidos, tornando-se um dos artistas de maior venda do mundo. Tesfaye ajudou a expandir a paleta musical do R&B, ao incorporar influências indie e de música eletrônica. Ele já teve dez canções que chegaram ao top 10 na Billboard Hot 100: "Love Me Harder", com Ariana Grande; "Earned It"; "I Feel It Coming"; "Pray for Me", com Kendrick Lamar; "Call Out My Name"; além das cinco que chegaram à primeira posição "The Hills", "Can't Feel My Face", "Starboy", "Heartless" e "Blinding Lights". Em 2015, ele se tornou o primeiro artista a ocupar simultaneamente as três primeiras posições da parada estadunidense Billboard R&B Songs com "Can't Feel My Face", "Earned It" e "The Hills".


FILME

O PROJETO ADAM
Direção: Shawn Levy
Elenco: Ryan ReynoldsMark RuffaloJennifer Garner
Duração: 1h 46m
Gênero: Ficção científica
Um viajante do tempo volta ao ano de 2022 e acaba se encontrando com seu eu mais novo. Adam Reed é um menino de 13 anos que ainda está de luto pela morte repentina de seu pai um ano antes. Ele vai para a garagem de sua casa e acaba encontrando um piloto ferido escondido. Este misterioso piloto acaba por ser a versão mais antiga de si mesmo do futuro. Um futuro onde viagens no tempo são possíveis e ele acabou voltando para seu passado. Juntos, eles devem embarcar em uma aventura para encontrar seu pai, acertar as coisas e salvar o mundo.
Assista ao trailer:


LIVRO

A SALA DAS BORBOLETAS
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Páginas: 496
A senhora Posy Montague, 70 anos, ainda vive na Admiral House, a mansão da família onde passou uma infância idílica caçando borboletas com o pai e onde criou os próprios filhos. Porém, a casa está caindo aos pedaços e Posy sabe que chegou a hora de vendê-la. Em meio a essa angustiante decisão, ela precisa lidar com os dois filhos, tão diferentes entre si. Para completar, Posy reencontra Freddie, seu primeiro amor, que agora deseja explicar por que a abandonou cinquenta anos atrás. Com narrativas do presente e passado, A sala das borboletas mostra a habilidade da autora em criar uma saga familiar inesquecível.

SÉRIE

BRIDGERTON
Ano: 2020
Criação: Chris Van Dusen
Elenco: Phoebe Dynevor, Regé-Jean Page, Julie Andrews
Gênero: Drama Romântico
Indicado ao Emmy, Bridgerton retornou à plataforma Netflix com episódios inéditos da segunda temporada. Vale a pena conferir a 1ª temporada, uma das grandes produções dos últimos anos. Inspirada na série literária escrita por Julia Quinn, Bridgerton conta a história da família que dá nome à atração. A primeira temporada foi baseada no livro O Duque e Eu, que dá destaque ao conto de amor vivido pelos protagonistas Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor) e Simon Basset (Regé-Jean Page). O grande mistério da série é a identidade de Lady Whistledown (na voz de Julie Andrews), autora de um tabloide distribuído por Londres com todas as mais picantes fofocas envolvendo a realeza - incluindo a rainha Charlotte (Golda Rosheuvel).
Assista ao trailer:


EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
38ª edição – julho 2022


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Emilia Miyazaki - Júlio César dos Santos Barbosa - Milton Antunes

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000